Curta nossa página


Yars 

Rússia ‘azeita’ mísseis que podem devastar a Europa

Publicado

Autor/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Nesta semana, a Rússia lançou um exercício de comando e estado-maior de suas Forças de Mísseis Estratégicos na Sibéria, que envolve uma das armas mais mortíferas do arsenal nuclear de Moscou. Seu arsenal é de 5.977 ogivas nucleares, mas ‘apenas’ 1.426 estão prontas para disparo imediato.

De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa da Rússia, o exercício envolve a implantação de lançadores de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) móveis RS-24 Yars.

O que exatamente são esses mísseis Yars, que atualmente compreendem uma grande parte do arsenal de mísseis estratégicos da Rússia, e quanto dano eles podem causar? Veja a seguir.

O que é um RS-24?
O RS-24 Yars é um míssil balístico intercontinental de três estágios de propelente sólido fabricado pela Votkinsk Machine Building Plant, que forma o esteio das forças terrestres de mísseis estratégicos da Rússia.

O que Yars significa em russo?
O nome do míssil – Yars – é na verdade um acrônimo para “Yadernaya Raketa Sderzhivaniya” ou “Míssil de Dissuasão Nuclear” em inglês.

Quais suas capacidades?
O míssil de 17,8 metros de comprimento e 46 toneladas pode ser lançado de um silo ou de um lançador montador móvel e carrega uma carga útil de múltiplas ogivas direcionáveis ​​independentemente, o que permite atingir vários alvos simultaneamente.

Ambos os tipos de mísseis Yars representam um desafio único para um inimigo que pode tentar destruí-los antes do lançamento: enquanto um Yars baseado em silo é muito menos vulnerável a um ataque de míssil de cruzeiro do que uma unidade móvel, o último é muito mais difícil de detectar devido à sua capacidade de se manter em movimento e se esconder em meio à vastidão da extensão da Rússia.

O Yars ICBM também é projetado para penetrar nas defesas de mísseis balísticos inimigos, tornando quase certo que a desgraça nuclear que ele carrega chegaria ao seu destino pretendido.

O que é o míssil Range of Yars?
O Yars da Rússia pode desencadear um apocalipse nuclear em alvos a pelo menos 10.000 quilômetros de distância, embora alguns relatórios sugiram que seu alcance se estenda até 12.000 quilômetros.

Quão poderoso é o míssil Yars?
O rendimento de cada ogiva independentemente direcionável de Yars (do modelo Yars-S, para ser preciso), estimado em cerca de 500 quilotons, é suficiente para destruir uma pequena cidade.

Quando o míssil Yars foi adotado pela Rússia?
A história da criação do Yars ICBM está envolta em segredo, o que dificilmente é uma surpresa.
Embora não esteja claro exatamente quando o desenvolvimento do míssil começou ou terminou, o primeiro lançamento de teste de Yars foi realizado em maio de 2007, com o primeiro lançador de mísseis Yars sendo adotado pelas forças armadas russas em 2009.

Um Yars ICBM já foi usado?
Desde a sua adoção e até hoje, um míssil Yars nunca foi lançado contra alvos reais, e só podemos esperar que o dia em que a Rússia seja forçada a liberar essa arma terrível nunca chegue.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.