Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Batendo de frente

Rússia e China reúnem aliados para criar sua própria ‘Otan’

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

A Ásia (à frente a China) e o Leste Europeu (onde quem manda é a Rússia) estão criando uma organização semelhante à Otan, que reúne a Europa Ocidental além dos Estados Unidos e Canadá. O organismo vai ampliar a Organização de Cooperação de Xangai (SCO). A decisão rá tomada nesta quinta (15) e exta (16) em reunião que se realiza no Uzbequistão.

No evento, que tem como principais estrelas Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China) líderes dos países membros da SCO debaterão uma ampla gama de tópicos, como fortalecer as capacidades da organização em segurança e estabilidade, além dos laços econômicos.

Seis países receberão o status de parceiro de diálogo na cúpula e o Irã será oficialmente aceito como membro da SCO, de acordo com o coordenador nacional da SCO, Rakhmatulla Nurimbetov, do Uzbequistão.

Esta é a primeira cúpula de líderes da SCO em que os membros estão presentes desde 2019. A organização internacional foi fundada em 2001 pela China, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Rússia e Uzbequistão. Em 2017, Índia e Paquistão foram admitidos no grupo. Os países observadores são Afeganistão, Bielorrússia e Mongólia, e Armênia, Azerbaijão, Camboja, Nepal, Sri Lanka e Turquia são países parceiros.

Publicidade
Publicidade