Curta nossa página


Abre o olho, Biden

Rússia e Irã preparam acordo de não agressão e defesa mútua

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque - Foto de Arquivo

Os presidentes da Federação Russa, Vladimir Putin, e Ebrahim Raisi, da República Islâmica do Irã, assinam até o final do mês uma série de acordos nas áreas econômica, social e de defesa. Este último item é o mais importante – e que preocupa o Ocidente e Israel -, uma vez que implica em pacto de não agressão e defesa mútua.

O anúncio foi feito nesta segunda, 15, pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, após telefonema ao seu homólogo iraniano Mohammad-Reza Gharaei Ashtiani. O tratado prevê a instalação de armas nucleares russas em território do Irã.

Traduzindo: na eventualidade de o Irã ser atacado, disporá de mísseis russos para se defender e contra-atacar. Analistas internacionais avaliam que se trata de um recado direto a Joe Biden e aliados dos Estados Unidos na Europa, Ásia e Oriente Médio.

Os russos mantêm acordos semelhantes com antigos parceiros regionais, a exemplo da Coreia do Norte, China e Belarus.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.