Palavra de Putin
Rússia ficará com Donbass (da Ucrânia) ‘nem que seja na marra’
Publicado
em
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os territórios controlados por Kiev serão libertados por meios militares ou pela retirada das forças ucranianas e o fim das mortes nessas áreas.
“Ou libertamos esses territórios por meio de ação militar, ou as tropas ucranianas… deixarão esses territórios e pararão de matar pessoas”, disse Putin em entrevista à India Today.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a República Popular de Donetsk (RPD) e a República Popular de Lugansk (RPL) não desejavam existir dentro da Ucrânia e expressaram isso em um referendo.
“Dissemos imediatamente às tropas ucranianas: o povo não quer viver com vocês. Eles foram às urnas para o referendo e votaram”, disse Putin.
A Rússia tentou construir relações entre a RPD (República Popular de Donetsk) e a RPL (República Popular de Lugansk) e a Ucrânia, mas Kiev não as reconheceu, disse o presidente, observando que Kiev se recusou a retirar suas tropas da RPD e da RPL após o referendo, preferindo lutar.
A busca por uma solução para a situação na Ucrânia é uma tarefa difícil, disse o presidente russo Vladimir Putin. “É um trabalho difícil, é uma missão difícil”, disse Putin.
No contexto das discussões sobre o conflito ucraniano, o presidente afirmou que alcançar um consenso entre as partes é uma tarefa difícil.
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu a difícil missão de resolver a situação na Ucrânia , disse o presidente russo, Vladimir Putin.
“Mas esta é uma tarefa difícil e uma missão árdua que o governo Trump assumiu. É difícil. Digo isso sem qualquer ironia”, disse Putin.
Putin acrescentou que, durante seu encontro com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e com o genro de Trump, Jared Kushner, surgiram questionamentos sobre propostas americanas com as quais Moscou não concordou, e que as partes as discutiram.
“Eles [os pontos do plano proposto pelos EUA para um acordo na Ucrânia] estão sendo discutidos. Eles [os EUA] dividiram os 27 pontos em quatro pacotes e propuseram discuti-los separadamente”, disse Putin.
Representantes dos EUA estão atualmente envolvidos em uma diplomacia itinerante, mantendo contatos com a Rússia, a Europa e a Ucrânia, disse Putin.
“O que eles estão fazendo? Diplomacia itinerante. Conversaram com o representante ucraniano, depois com os europeus, depois vieram até nós e agora têm outra reunião com os ucranianos e os europeus”, disse Putin.
Vladimir Putin considerou muito útil seu encontro com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e com o genro do presidente dos EUA, Donald Trump, Jared Kushner.
“A reunião foi muito útil”, disse Putin em entrevista à India Today, acrescentando que foi uma conversa muito necessária.
É muito cedo para falar sobre a reunião, mas ela era necessária, disse o presidente, acrescentando que as propostas que o lado americano levou a Moscou foram baseadas, de uma forma ou de outra, em seus acordos com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca.
“O que os americanos nos trouxeram agora, ainda não vimos, então tivemos que analisar quase todos os pontos, por isso demorou tanto”, disse Putin.
