Curta nossa página


Guerra na Ucrânia

Rússia indica que paciência com Kiev está indo embora

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

As forças armadas russas estão reagindo da forma mais dura possível aos ataques terroristas da Ucrânia contra civis na Rússia usando armas da OTAN, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, nesta terça-feira, 30. Ele falou após um ataque de drones em plena Moscou horas antes.

“Usando armas da Otan, as autoridades de Kiev continuam atacando instalações sociais, realizando ataques terroristas contra cidadãos russos pacíficos. Nossas forças armadas reagem da forma mais dura possível às ações de militantes ucranianos”, disse Shoigu em uma teleconferência.

O apoio ocidental a Kiev apenas prolonga o conflito, mas não afetará o resultado da operação militar especial de Moscou, disse Shoigu. “O apoio militar à Ucrânia apenas prolonga as hostilidades, mas não pode afetar o resultado da operação militar especial”, afirmou.

Shoigu também disse que o Ocidente fornece cada vez mais equipamentos militares para a Ucrânia. “Monitoramos a quantidade e as rotas de abastecimento e, quando os detectamos, atacamos”, disse Shoigu. O ministro da Defesa acrescentou que os países ocidentais continuam a exigir da Ucrânia o lançamento de operações ofensivas em massa.

“Apesar das perdas significativas das forças armadas ucranianas, o Ocidente continua a exigir que o regime de Kiev mude para operações ofensivas em larga escala”, frisou Shoigu.

A Ucrânia perdeu mais de 16 mil militares em maio como resultado da operação militar, disse Shoigu. “Grupos de tropas russas continuam a infligir danos efetivos de fogo ao inimigo. Somente neste mês, as perdas [da Ucrânia] totalizaram mais de 16.000 militares”, garantiu.

A Ucrânia também perdeu 16 aeronaves, cinco helicópteros, 466 veículos aéreos não tripulados , mais de 400 tanques e outros veículos blindados de combate, 238 peças de artilharia de campo e morteiros, acrescentou o ministro.

Além disso, os sistemas de defesa aérea russos interceptaram e destruíram 29 mísseis de cruzeiro Storm Shadow do Reino Unido e quase 200 mísseis guiados de longo alcance HIMARS em maio, disse Shoigu, acrescentando que as tropas russas atingiram recentemente outro sistema de mísseis antiaéreos Patriot dos EUA em Kiev.

O ataque de drones realizado pela Ucrânia no início da terça-feira teve como alvo instalações civis de Moscou, disse o ministro. “Esta manhã, o regime de Kiev realizou um ato terrorista na região de Moscou. Gostaria de observar que foi contra alvos civis. Oito veículos aéreos não tripulados estiveram envolvidos no ato. Todos eles foram derrubados”, acrescentou. Três desses drones foram derrubados por meio de guerra eletrônica, perderam o controle e se desviaram de seus alvos pretendidos, outros cinco veículos aéreos não tripulados foram abatidos pelo sistema de mísseis e armas antiaéreas Pantsir-S na região de Moscou, acrescentou o ministro.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.