Curta nossa página


Polo Sul

Rússia manda missão em busca de água na Lua

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução/Sputniknews

A Rússia lançou um módulo de pouso automático (o Luna-25) nesta sexta, 11. A missão não tripulada deverá pousar no Polo Sul da Lua em 21 de agosto, disse Yuri Borisov, chefe da empresa espacial estatal russa Roscosmos. “Agora vamos aguardar. Espero que aconteça um pouso suave de alta precisão na lua”, disse Borisov à equipe de lançamento após a decolagem.

“Esta é uma nova página na exploração da Lua, a exploração prática da Lua. Faremos este trabalho junto com nossos parceiros chineses – este é o início da primeira fase do programa lunar de longo prazo”, frisou Borisov.

Impulsionada por um foguete Soyuz 2.1b carregando a primeira missão lunar da Rússia em 47 anos, Luna-25, decolou do Cosmódromo Vostochny no Extremo Oriente da Rússia. O estágio superior do Fregat, carregando o módulo, atingiu a órbita da Terra logo depois e se separou do propulsor.

A Roscosmos indicou que o módulo está programado para entrar na órbita lunar a uma altitude de 100 quilômetros em 16 de agosto e fazer um pouso suave no polo sul da Lua na área ao norte da cratera Boguslawsky em 21 de agosto.

O chefe da Roscosmos acrescentou que a Rússia e a China se moverão em direção à “possibilidade” de um pouso tripulado na Lua e a construção de uma base local em 2030.

Após o pouso, a missão irá coletar amostras do solo lunar e examiná-las quanto à presença de gelo. Os objetivos principais da missão também incluirão o teste dos mais recentes projetos de equipamentos espaciais da Rússia.

Luna-25 faz parte do programa lunar russo para a exploração e uso prático da Lua e sua órbita para estabelecer uma base lunar totalmente automatizada.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.