Curta nossa página


Imposição para paz

Rússia nega devolver áreas tomadas da Ucrânia

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução/Sputniknews

A Rússia manterá as posições discutidas no Alasca e em outras reuniões com representantes dos EUA para discutir uma eventual paz com a Ucrânia, disse no domingo o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov. Isso inclui a anexação da Criméia e dos territórios do Donbass já tomados pelas tropas de Moscou.

“Essas questões estão fora do debate. A Rússia não devolverá um milímetro desses territórios. Vamos cumprir o que foi acordado em Anchorage (no encontro de Vladimir Putin com Donald Trump) e em outras reuniões com representantes dos EUA”, disse enfatizou Ushakov.

A Rússia definirá sua posição para futuros contatos com os EUA depois que Kirill Dmitriev, enviado especial do presidente russo para a cooperação econômica com países estrangeiros, informar Vladimir Putin sobre as negociações com a Ucrânia em Miami, acrescentou Ushakov.

Ushakov observou que a Rússia avaliará o que pode ser aceito e o que é categoricamente inaceitável a partir dos sinais que o enviado presidencial especial Kirill Dmitriev, trará dos EUA.

“Ele [Dmitriev] trará alguns sinais que os americanos receberam dos europeus e dos ucranianos. E discutiremos tudo isso aqui, para ver o que pode ser aceito e o que não pode ser aceito categoricamente”, disse Ushakov.

Ao mesmo tempo, Ushakov afirmou que Dmitriev já está relatando informações sobre suas conversas com os EUA. Após as conclusões finais com base nas informações de Dmitriev, a Rússia definirá sua posição e prosseguirá nas negociações com os EUA sobre a solução para o conflito ucraniano, frisou Ushakov.

“[Dmitriev] primeiro informará o presidente [russo] [Vladimir Putin] sobre os resultados de suas conversas. Depois disso, formularemos a posição que adotaremos adiante, inclusive nos contatos com os EUA”, disse Ushakov.

O Kremlin espera que Dmitriev retorne nesta segunda-feira, 22, e informe Putin sobre as conversas com representantes dos EUA realizadas em Miami.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.