Cerco americano
Rússia promete a Cuba defesa da sua soberania
Publicado
em
O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou nesta quarta, 18, que a Rússia sempre esteve ao lado de Cuba na defesa de sua soberania e independência.
Ao receber o Ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodríguez, no Kremlin, o líder do gigante euroasiático destacou a relação especial que ambas as nações mantêm há décadas.
“Sempre estivemos ao lado de Cuba em sua luta pela independência, pelo direito de trilhar seu próprio caminho de desenvolvimento, e sempre apoiamos o povo cubano”, sublinhou o líder russo.
Ele também frisou que seu governo e a sociedade russa sabem o quão difícil tem sido para Cuba defender suas mais de seis décadas de soberania, “lutando por seu direito de viver de acordo com suas próprias regras e defender seus interesses nacionais”, acrescentou.
“Estamos num período especial, com novas sanções. Vocês já sabem o que pensamos sobre isso. Não aceitaremos nada desse tipo”, afirmou.
Putin também lembrou que as relações bilaterais entre Moscou e Havana estão em uma trajetória positiva. Ele também observou que este ano marca o centenário do nascimento do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016), e afirmou que “celebraremos juntos”.
Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores de Cuba expressou especial gratidão pela solidariedade demonstrada de forma sólida e inabalável pelo Presidente e pelo Governo da Rússia diante do endurecimento do bloqueio contra Cuba e do embargo energético, que criam situações difíceis para a economia e para o povo cubano.