Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Rússia surpreende mundo e anuncia volta ao trabalho

Bartô Granja, Edição

O presidente russo Vladimir Putin surpreendeu o mundo nesta segunda, 11, ao anunciar a volta às atividades econômicas da Rússia após um longo período de isolamento social. Apenas profissionais com mais de 65 anos e outros do grupo de risco de contaminação por Covid permanecerão recolhidos, disse.

Pouco mais de 220 mil pessoas foram contagiadas no país pelo novo coronavírus. Os óbitos, porém, são mínimos se comparados a outras regiões do planeta: 2 mil e nove mortes, contra dezenas de milhares na It´-alia, França, Espanha e Inglaterra, por exemplo.

A volta à normalidade valerá a partir de terça-feira, 12. O Kremlin, contudo, deu total liberdade para que governantes regionais adotem as próprias medidas de afrouxamento. “Vamos trabalhar, mas com a condição de que todos continuem seguindo rigorosas regras de segurança”, disse Putin em videoconferência de imprensa.

O presidente enfatizou que medidas sanitárias como distanciamento social, restrições a eventos de massa e uso obrigatório de máscaras em público permanecerão em vigor. Putin destacou “uma resposta eficaz’ do sistema de saúde local no combate à Covid. Citou como exemplo a criação de 130 mil leitos hospitalares para receber pacientes. Até então a disponibilidade era de 29 mil.

“Como a experiência do mundo demonstrou, foi o despreparo e a esmagadora quantidade de sistemas de saúde que se tornaram a principal causa de alta mortalidade. Isso não permitiu que aqueles que poderiam ser ajudados fossem salvos. E nós, novamente, agora podemos fornecer tal assistência “, disse Putin.

O líder russo também prometeu novas medidas para apoiar a economia, particularmente os setores mais afetados pela pandemia. No mês passado, mais de 1,4 milhão de pessoas ficaram desempregadas, com a renda do setor de varejo caindo 25% e a atividade econômica total caindo 33% desde o início da crise.

Novas medidas propostas por Putin incluem empréstimos de apoio ao emprego, pagamentos adicionais a famílias com crianças e subsídios salariais a empresas que mantiveram 90% ou mais de seus funcionários nos meses de abril e maio. Outras medidas propostas incluem reduções de impostos para pequenas empresas até o segundo trimestre de 2020 e isenções de impostos para indivíduos no ano de 2019.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente