Curta nossa página


Judeus e palestinos

Rússia vê acordo de paz de Trump na lata do lixo

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Washington está ignorando a abordagem internacionalmente aceita do acordo no Oriente Médio, que não está ajudando a resolver o conflito israelense-palestino, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao jornal italiano La Stampa.

“Os EUA, da maneira usual, se ofereceram para resolver um dos conflitos mais duradouros do nosso tempo ‘de uma só vez’. Ao mesmo tempo, Washington ignorou essencialmente a base jurídica internacional universalmente reconhecida para um acordo no Oriente Médio, que inclui resoluções do Conselho de Segurança e da Assembléia Geral da ONU; e a Iniciativa de Paz Árabe “, disse Lavrov.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, o novo plano de paz dos EUA estipula a resolução de todas as questões-chave relacionadas ao status dos territórios palestinos por meio de concessões unilaterais em favor de Israel. “É improvável que essa abordagem ajude a corrigir a situação. Isso também é indicado pelo fato de que o chamado ‘acordo do século’ está sendo completamente rejeitado pelos palestinos”, acentuou .

Lavrov observou que é necessário manter conversações multilaterais para resolver o conflito israelense-palestino e que um quarteto de mediadores internacionais (Rússia, Nações Unidas, EUA e UE) poderia assumir essa responsabilidade.

“Estamos convencidos de que, para um avanço real em direção a uma solução justa de dois estados da questão palestina, primeiro são necessários esforços genuínos dos próprios palestinos e israelenses, e segundo, o apoio internacional mais equilibrado e imparcial do processo é necessário”.

Nesse contexto, observou, “apoiamos a posição refletido na declaração final da última reunião dos ministros das Relações Exteriores dos estados membros da Liga árabe sobre a necessidade de negociações multilaterais para uma paz definitiva no Oriente Médio sob os auspícios internacionais”, disse Lavrov.
“Acreditamos que o quarteto de mediadores internacionais, que é o único mecanismo reconhecido pelo Conselho de Segurança da ONU para acompanhar o processo no Oriente Médio, poderia assumir esse papel”, acrescentou o ministro.

Segundo Lavrov, a Rússia, como um dos membros do Quarteto, está pronta para ajudar israelenses e palestinos a alcançar um compromisso. “Nos contatos com palestinos e israelenses, continuaremos insistindo persistentemente em ambos os lados a adotarem uma abordagem construtiva, no interesse de chegar a um acordo sobre soluções negociadas para todos os problemas existentes”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.