Curta nossa página


Falta contraprova

São Paulo vive drama com caso de coronavírus

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O temido coronavírus pode ter desembarcado no Brasil. Um caso suspeito em São Paulo foi confirmado preliminarmente, mas falta a contraprova, a cargo do Instituto Adolfo Lutz. O paciente é um homem de 61 anos, que acaba de chegar de viagem à Itália. O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal está tratando a suspeita com muita seriedade.

O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, registrou em 25 de fevereiro a notificação do caso suspeito. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está internado no hospital. “No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela OMS.

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. Este processo de validação dos resultados está em curso. O Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente e pede cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

A Secretaria de Saúde também informou que está monitorando três casos suspeitos de coronavírus na cidade de São Paulo, incluindo o do homem de 61 anos, e um quarto caso no interior do estado. São quatro adultos. O caso monitorado no interior de SP é na cidade de Bauru. Todos os pacientes tiveram histórico de viagens para o exterior. O caso do homem de 61 anos, que viajou para Itália, com suspeita de confirmação foi incluído na contabilidade nesta terça-feira.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.