Curta nossa página


Covid

Saúde fará testes em mais 300 mil pessoas

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Os 300 mil kits de testes rápidos para detecção de anticorpos IGM de covid-19 doados ao Governo do Distrito Federal estarão disponíveis para a população a partir desta segunda-feira, 6 de julho. Esses kits reforçarão a testagem na rede pública e serão utilizados em pacientes que apresentarem sintomas da doença do oitavo ao décimo quarto dia.

A doação anônima, no valor de R$ 8,5 milhões, foi um pedido do governador Ibaneis Rocha, que determinou à Secretaria de Economia que operacionalizasse o processo.

O objetivo é ampliar a capacidade de testagem da população local. “Dessa forma, vamos dar prosseguimento ao monitoramento da covid-19 no DF, garantindo mais segurança à população e as informações necessárias para a tomada de decisões pelo governador”, afirma o secretário de Economia, André Clemente.

Os kits chegarão ao Distrito Federal na sexta-feira, dia 3. Nessa segunda, Clemente e o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen), Jorge Antônio Chamon Júnior, foram a Itajaí (SC) receber o material, que está sendo transportado em caminhões refrigerados.

Os testes detectam a presença de anticorpos que o organismo humano produz contra a covid-19 e serão oferecidos pela rede pública nas unidades básicas de saúde (UBS), em hospitais e em unidades de pronto atendimento (UPAs). Isso porque os profissionais de saúde fazem coleta sangue (soro ou plasma), o que requer ambiente laboratorial para o processamento do exame.

Como a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de testes de covid-19 para todas as unidades básicas de saúde no fim de junho, os postos com sistema drive-thru foram desativados. O teste, que já era oferecido à população em 98 unidades espalhadas pelo DF, passou a ser oferecido nas 172 unidades. Todas estão aptas para testagem de pessoas com sintomas.

Quem tiver sinais da doença causada pelo novo coronavírus deve procurar a UBS mais perto de casa, onde poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde, se for o caso. Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR.

Esse tipo é realizado a partir da amostra colhida com o swab (um cotonete) da mucosa do fundo do nariz ou da garganta. Do terceiro dia com sintomas até o sétimo, é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, poderá feito o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.