Curta nossa página


Saúde incorpora 30 minivans à frota para atendimento em casa

Publicado

Autor/Imagem:


O Programa de Internação Domiciliar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal conta agora com o reforço de 30 minivans, compradas com recursos repassados pela União. Entregues na manhã desta segunda-feira (9), os veículos serão usados para atender 1.205 pacientes cadastrados no programa. São moradores das áreas urbana e rural do DF.

O atendimento domiciliar reduz os riscos de infecção e a quantidade de internações. Com isso, é possível antecipar o retorno do paciente ao convívio da família e liberar leitos — o que significa economia para o sistema público e disponibilidade de mais vagas nos hospitais. Durante a entrega, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que, de acordo com as possibilidades financeiras do governo, pretende ampliar esse serviço. “Ele permite que os pacientes em estado crítico sejam atendidos em seus lares e, graças aos novos veículos, as equipes terão mais mobilidade e rapidez.”

Com capacidade para transportar até sete pessoas por carro, a frota será usada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais orientam as famílias durante todo o tratamento e ajudam na alimentação e no banho. Quando necessário, também prescrevem medicação.

A Secretaria de Saúde tem 15 Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar com dez profissionais cada um. Para ter acesso ao atendimento, é preciso ter relatório médico que solicite a internação domiciliar, comprovação de residência no DF e cuidador responsável (pode ser um membro da família, um amigo ou um profissional contratado). O paciente deve apresentar quadro clínico compatível ao perfil do serviço.

É a primeira vez que o programa recebe carros exclusivos. “A falta de carros prejudicava o atendimento adequado a pacientes com doenças sem chances de cura, mas que apresentam quadro clínico estável”, afirmou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa.

Escolhida para entregar, simbolicamente, as chaves dos automóveis, a gerente de Atenção Domiciliar da pasta, Maria Leopoldina de Castro Villas Boas, prevê melhoria no atendimento. “Quando não tínhamos carros próprios, as equipes deixavam de fazer visitas e alguns pacientes acabavam voltando para o hospital.”

Além do reforço no Programa de Internação Domiciliar, a Secretaria de Saúde teve aumento, recentemente, em seu quadro de pessoal. Em fevereiro, 34 profissionais foram convocados para os programas Mais Médicos e de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde. Outras sete vagas serão preenchidas na próxima chamada, prevista para 16 de março.

Os profissionais do Mais Médicos atuam exclusivamente nos centros e postos de saúde e nas clínicas da família. Já o Provab é um estimulo à capacitação. A atuação dos médicos é parte de curso de especialização em atenção à saúde e dura 12 meses.

Kelly Crosara, Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.