Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Scanner britânico inspirado em Star Trek pode detectar doenças



Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão desenvolvendo um scanner capaz de detectar doenças graves em poucos minutos. Com tecnologia semelhante à do chamado “tricorder médico”, do filme “Star Trek”, o aparelho promete diagnosticar diversos tipos de câncer e reconhecer o vírus da Aids, além de outras doenças graves, informou o Daily Mail.

Segundo os especialistas, o método consiste em um chip, conectado a um iPhone, que entra em contato com amostras de sangue ou minúsculos pedaços de tecidos retirados do paciente.

Com o desenvolvimento do scanner, o tempo de espera para diagnósticos deve ser reduzido a poucos minutos e o custo dos exames também diminuirá. Os primeiros protótipos do aparelho devem estar disponíveis para testes a partir de 2015.

Além de ser um dispositivo móvel, os cientistas consideram uma vantagem a quantidade de amostra do paciente necessária para o diagnóstico. De acordo com eles, menos do que um microlitro de sangue pode ser o suficiente para o exame.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente