Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Shiatsu une técnicas da fisioterapia e quiropraxia

Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição

Shiatsu é uma forma de terapia japonesa que ganhou espaço em todo o mundo. Essa palavra significa “pressão com os dedos”, antecipando do que se trata essa técnica. O objetivo da massagem shiatsu, essencial para essa terapia, é equilibrar o corpo e a mente de uma pessoa, por meio de uma pressão investida pelos dedos.

Além disso, o shiatsu também faz uso de técnicas da fisioterapia e da quiropraxia, priorizando o ajuste de articulações e ossos por meio da massagem (fisioterapia), e a partir da análise da postura (quiropraxia). Inicialmente, essa forma de terapia foi originada da técnica Tao Yin, que consiste em exercícios de meditação e respiração para que a energia de uma pessoa flua por todo o seu corpo.

Com o shiatsu, é possível recuperar as energias, arrumar a postura e tratar em complemento à outras terapias (acompanhamento psicológico, fisioterapia, quiropraxia, acupuntura), problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, endocrinológicos, mentais, musculares e de pele, além de dores no corpo. É importante ressaltar, no entanto, que o shiatsu não tem como principal propósito a cura. O equilíbrio é o que prevalece nessa prática.

É possível aprender a reproduzir essa terapia por meio de um curso de shiatsu. Nele, o(a) estudante irá aprender quais são os pontos meridianos do corpo (ou seja, aqueles que carregam energia), a forma correta para pressioná-los e o efeito que essa pressão irá exercer sobre os órgãos que esses pontos representam.

No mercado, encontram-se produtos como massageador shiatsu ou assento massageador shiatsu. No caso do massageador, encontram-se versões de travesseiros para as costas, para o pescoço, para os pés e para outras partes do corpo. Dentro deles, há um sistema de esferas que se movimentam por meio de uma bateria em sentidos específicos, que atingiriam os pontos meridianos de cada parte do corpo.

Esse mesmo mecanismo está presente no assento massageador, sendo uma cadeira com esferas que massageiam as costas e as pernas. Se você se interessa por essa terapia e quer tê-la em sua casa, o ideal é que você procure um profissional nessa técnica para indicar qual equipamento é o mais adequado para o seu corpo.

Como as pessoas têm alturas e pesos diferentes, nem sempre um assento massageador irá localizar os pontos certos a serem pressionados. Isso também vale para o massageador. Uma sessão de shiatsu dura cerca de uma hora, e pode ser mais indicada do que comprar um equipamento que realize o processo.

Na hora de procurar por esse serviço ou por um curso que ensine essa terapia japonesa, cuidado para não pesquisar “Shih-tzu”. Como a sonoridade e a escrita dessas duas palavras é semelhante, é comum as pessoas buscarem por essa terapia colocando o nome dessa raça de cachorro ou procurarem pelo animal como “shiatsu cachorro”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente