Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Siga três passos para se libertar da angústia

Roberta Lopes Sturk

Alguns sentimentos que podemos ter durante as nossas vidas são extremamente traiçoeiros e poderosos, nos deixando em alerta sempre que sentimos algo parecido. A angústia é uma dessas sensações. Às vezes, mesmo que a gente não se dê conta, ela começa a tomar um espaço cada vez maior em nossas vidas e nos deixa quase que sufocados com a sensação de não ter o que fazer e muito menos sem saber para onde correr.

É preciso estar atento para esse sentimento e tentar cortar esse mal pela raiz antes que ele se alastre por nosso ser de maneira forte e totalitária. Para isso, é sempre preciso conhecer a si mesmo e prestar atenção em como estão as nossas vontades e sensações. Existem dias em que realmente não acordamos bem e não existe problema algum nisso, mas caso essa sensação de angústia se repita por alguns dias, aí sim será necessário agir.

Infelizmente a angústia é uma sensação cada vez mais presente na vida das pessoas, isso porque a vida urbana nos obriga e nos condiciona a ter certas ações e rotinas que nem sempre condizem com o que realmente queremos. Somos criados acreditando que a lei básica da vida se resume em estudar, trabalhar, criar uma família e se preparar para uma boa aposentadoria enquanto a velhice se aproxima. No entanto a vida é muito mais do que isso e é preciso aproveitá-la da maneira que você mais gosta!

Lidar com a angústia se resume apenas em três passos muito simples. Então, caso você tenha se sentido assim, preste atenção e os coloque em prática o quanto antes!

Veja também as origens da angústia e saiba como evitá-la!

1 – Autoconhecimento
A primeira coisa para se libertar da angústia é conhecer a si mesmo. Dedique o tempo que for necessário para pensar em você e ouvir a voz do seu coração. Escute o seu eu mais verdadeiro e descubra o que você realmente gosta, quais coisas te fazem verdadeiramente feliz e quais são os seus objetivos mais intensos. Não se preocupe com o que os outros diriam e muito menos com julgamentos infundados. É hora de se permitir ser egoísta e pensar somente em si mesmo!

2 – Ação
Depois que você identificar as questões do tópico anterior, é hora de começar a agir! Faça tudo o que estiver ao seu alcance para mudar aquilo que te incomoda e te impede de ser verdadeiramente feliz. Não tenha medo das consequências, afinal, é para te fazer satisfeito e feliz que as mudanças são necessárias. Talvez não seja fácil e você nem saiba direito por onde começar, mas é preciso praticar alguma ação de mudança. Quando você começar a mudar, o mundo te ajudará.

3 – Manutenção e paciência
Depois que você der os primeiros passos para tirar a angústia da sua vida, provavelmente já se sentirá mais aliviado, mas é nessa hora que você não pode fraquejar e deixar de ter atenção ao que sente e ao que quer, caso contrário, você pode correr o risco de voltar para a sensação da qual fugiu. É preciso também saber ter paciência e lidar com as dificuldades, pois grandes mudanças não acontecem da noite para o dia, elas exigem uma boa dose de calma e tempo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente