Curta nossa página


Faz de conta

SONHAMOS COM O PAÍS DAS MARAVILHAS…

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

Vivemos em um mundo de Faz de Conta. Por mais que tenhamos o pé calcado na realidade, são os sonhos que realmente conduzem nossas vidas. E isso é compreensível, visto que muitas vezes o Mundo Real em nada coincide com aquilo que imaginamos e desejamos viver…

Por mais que pareça não fazer sentido… e eu sei que não faz… na maioria do tempo em que estamos despertos nos imaginamos em mundos bem diferentes daqueles nos quais realmente estamos inseridos. E isso de certa forma é fácil, visto que cada um de nós vive sua própria realidade, muitas vezes sem conexão alguma com a realidade das outras pessoas ao nosso redor…

Falando assim fica estranho. Afinal, compartilhamos experiências o tempo todo com outras pessoas. Mas… será que realmente compartilhamos? Bem… a visão de cada um é muito particular. E nem sempre aquilo que se apresenta a mim de uma maneira é vista da mesma forma por outra pessoa. E as vezes isso é tão complexo que aquilo que para mim é bom para outra pessoa pode não ser tão bom assim…

Tendemos a ver tudo ao nosso redor através de lentes cor-de-rosa. Porque, até mesmo para nosso bem-estar psíquico, procuramos fugir de situações estressantes, onde o mundo é obscuro, onde as trevas dominam o ambiente…

Como as mariposas, somos atraídos para a Luz. Claro, algumas vezes essa Luz é fraca, apenas lampejos na escuridão. Mas são esses pequenos flashes que acabam por nos conduzir até a Luz das Estrelas, radiantes daquele calor aconchegante que tão bem nos faz. Que enche nosso coração de alegria…

Tudo é válido para que a alegria domine nossa vida. E é nessa hora que corremos perigo. Pois muitas vezes acabamos por ser desviadas do caminho que conduz à Luz Verdadeira, enganadas por quimeras travestidas de Luz… e terminamos perdidas nos becos escuros do Destino, à mercê dos deuses da Escuridão…

Porque você acha que algumas pessoas acabam por seguir caminhos “fáceis” enveredando pelo mundo das drogas e dos crimes? Por que a quimera que se apresenta a estas mostras tais estradas como se de tijolos amarelos tivessem sido elaboradas… e no final destas, apenas o paraíso seria encontrado. Claro que quando terminam sua caminhada encontram apenas caos e destruição, mas aí o mal já está feito e nem sempre conseguem reverter tal estrago…

Uma coisa deve ficar bem clara… ninguém, em sã consciência, escolhe o caminho das trevas. O que leva algumas pessoas a trilharem por essa estrada é a ilusão de estarem seguindo aquilo que, em sua visão turvada pela ilusão de uma vida melhor, a levará até o Nirvana no final de sua jornada. Infelizmente tudo que encontrará serão as trevas que irão, pouco a pouco, roubar sua humanidade…

Nosso maior defeito é sem dúvida a cobiça… desejamos ardentemente alcançarmos o mesmo patamar que outras pessoas conseguiram. Não temos noção de como chegaram lá, mas sabemos que estão “em melhores condições que nós”… e isso é o que nos basta para invejarmos seu posto, desejando ardentemente estarmos em seu lugar…

Claro, estou falando de situações extremadas. Felizmente a maioria das pessoas não é, de forma alguma, seguidora desses padrões. A gentileza, o afeto, a preocupação com seu semelhante ainda domina o coração de grande parte da população. Além disso, ninguém é mau em tempo integral. O que não percebemos é que tudo em nosso dia a dia é fluido… e mesmo aqueles que estão à margem da Lei tem seus momentos de pureza e ternura…

O que de fato empurra algumas pessoas para “o lado negro da existência” é, principalmente, o instinto de sobrevivência. Existem exceções, é claro. Afinal, nada nesse mundo é preto no branco. Há variações, a escala monocromática da vida não é tão monocromática assim. Há variações de cinza, onde nos perdemos no infinito do pensamento, onde o certo e o errado se embaralham de tal forma que, muitas vezes, acabam por se confundir…

Como tudo na vida, há exceções. Mas não irei entrar no mérito dessa questão, pois é assunto para um outro momento. Nesse instante prefiro me ater ao grupo que está mais próximo da realidade… seria, por assim dizer, o rodapé da Sociedade, aquele grupo que na verdade mantém todo o Sistema funcionando, mesmo que não tenha a menor noção desse fato. Aqueles que estão no comando lhes autorizam a sonhar, mas nada além disso. E para que seu controle seja total, permitem que estes sigam caminhos à procura daquilo que todo ser vivo almeja… a felicidade. Mas, ao mesmo tempo, bloqueiam os acessos a esta, exigindo que, para que possam caminhar por esse plano, sigam uma série de regras esdrúxulas cuja única finalidade é simplesmente desorientar…

E assim, acabamos por ficar presos em um mundo etéreo, que na verdade nos oferece apenas fantasia. Claro, podemos abrir os olhos. Mas aí o mundo real pode acabar nos embrutecendo, e até mesmo aquela felicidade que vivenciamos em nossos sonhos termina por se esvair…

Então, qual a solução? Viver um momento por vez. Dar o nosso melhor, para tentar fazer desse mundo o Paraíso no qual desejamos morar. Porque na verdade, estamos no Paraíso. Simplesmente não conseguimos reconhecê-lo, pois estamos de tal forma envolvidos em encontrar o Amor e a Felicidade que nem nos damos conta de que estes se encontram ao nosso lado… no sorriso de uma criança, no riso da pessoa que compartilha seu destino conosco, no canto de um pássaro, no voo de uma borboleta, no perfume de uma flor…

Procuremos viver de verdade nesse mundo maravilhoso no qual estamos inseridos. Nada de ficar sonhando com uma quimera que poderá nos levar à perdição, pois a vida está aqui, no mundo real. Basta que consigamos tirar as travas de nossos olhos e ver a vida como ela realmente é…. maravilhosa mesmo nos momentos de dificuldade… e um dia, quem sabe, possamos todos nos abraçar e viver a Paz que todos merecemos…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.