Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Medo de ataque

Suécia investe em armas em ilha próxima à Rússia

Publicado

Foto/Imagem:
Tim Korso/Via Sputniknews - Foto Divulgação

A Suécia destinou 1,6 bilhão de coroas suecas (US$ 163 milhões) com o objetivo de melhorar sua infraestrutura militar localizada na ilha de Gotland, situada no Mar Báltico, a cerca de 250 quilômetros das margens do enclave russo de Kaliningrado. Este último abriga a Frota Russa do Mar Báltico, bem como vários equipamentos militares defensivos.

“O objetivo é poder abrigar muito mais recrutas e tornar as operações mais eficazes e, dessa forma, contribuir para uma maior capacidade […] em Gotland”, afirmou o ministro de Mercados Financeiros, Max Elger.

De acordo com os planos de Estocolmo, o dinheiro será usado especificamente para expandir o quartel na ilha, bem como para fazer melhorias em outras partes da infraestrutura.

Gotland anteriormente tinha seu próprio regimento até ser dissolvido em 2008. Dez anos depois, quando as relações entre o Ocidente e a Rússia começaram a se deteriorar, o regimento foi restabelecido mais uma vez para servir na maior ilha do país. A Suécia também fez outras melhorias em sua infraestrutura militar nos últimos anos, principalmente nos seus sistemas de defesa aérea.

O anúncio de investimentos na infraestrutura militar de Gotland ocorre no momento em que a Suécia pondera se juntar à Otan ao lado da Finlândia, citando preocupações provocadas pela decisão da Rússia de lançar a operação militar especial na Ucrânia. No entanto, ambos os países ainda não fizeram sua última chamada sobre a adesão à aliança.

Publicidade
Publicidade