Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Cordilheira dos Andes

Superfície está derretendo cada vez para o centro da Terra

Publicado

Foto/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma parte da litosfera do nosso planeta abaixo dos Andes está pingando no núcleo da Terra, com o processo aparentemente ocorrendo ao longo de vários milhões de anos, sugere um novo estudo.

De acordo com o ScienceAlert, esse chamado gotejamento litosférico foi identificado “bastante recentemente” na Terra. Durante esse processo, seções da crosta rochosa planetária começam a pingar no manto à medida que são aquecidas a uma certa temperatura.

“Confirmamos que uma deformação na superfície de uma área da Cordilheira dos Andes tem uma grande parte da litosfera abaixo avalancada”, disse Julia Andersen, estudante de pós-graduação em geologia da Universidade de Toronto e principal autora do estudo.

“Devido à sua alta densidade, pingava como xarope frio ou mel mais profundamente no interior do planeta e é provavelmente responsável por dois grandes eventos tectônicos nos Andes Centrais – mudando a topografia da superfície da região em centenas de quilômetros e tanto triturando quanto esticando o crosta superficial em si.”

Os experimentos conduzidos pela equipe de pesquisa em uma tentativa de confirmar que o gotejamento litosférico foi realmente responsável pela criação de certas características geológicas nos Andes Centrais também revelaram outras maneiras pelas quais o processo pode deformar a crosta do planeta, e nem todas elas. foram observados nos Andes.

Assim, observa o meio de comunicação, pode haver outras regiões do mundo onde outras formas de gotejamento litosférico podem ser observadas.

Publicidade
Publicidade