Curta nossa página


2ª instância

Supremo prepara golpe final contra Lava Jato

Publicado

Autor/Imagem:
Cláudio Coletti

Na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal deverá retomar o julgamento que pode acabar com a prisão após a condenação em segunda instância e livrar da cadeia o ex-presidente Lula e milhares de presos condenados pela Operação Lava-Jato por promoverem roubos bilionários na Petrobras.

A ministra Rosa Weber deu o voto considerado decisivo a favor da tese que pode transformar o Brasil numa espécie de paraíso da impunidade. Na quinta-feira passada, o julgamento na Suprema Corte foi suspenso quando o placar estava 4×3 contra a medida. Mas a tendência e de que a votação final fique 6×5 a favor de se acabar com a prisão após a condenação em 2° instancia.

Restam a votar quatro ministros, mas só a ministra Carmen Lucia é tida como voto contra. Os outros três ministros- Gilmar Medes, Celso de Mello e Dias Toffoli- são votos a favor do crime. A decisão final será desgastante para o STF com potencial de inflamar o ambiente politico do país.

A pressão vai aumentar junto ao Congresso Nacional para que seja votada uma medida que volte a prevalecer a prisão dos condenados em segunda instancia. Os deputados e senadores têm poderes para fazer isso acontecer.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.