Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Londres

Talher de Napoleão resgatado em leilão por 76 mil reais

Publicado

Foto/Imagem:
Ian de Martino/Via Sputniknews Foto Reprodução

Um talher – garfo e faca – que pertenceu a Napoleão Bonaparte foi vendido por 11 mil 250 libras ou cerca de 76 mil reais nas taxas de câmbio atuais. As peças de prata dourada são bordados com a inicial N do ex-imperador, cercada por uma coroa de louros e suas armas imperiais logo acima. Também é possível, embora não confirmado, que a faca e o garfo tenham sido retirados da carruagem de Napoleão após sua derrota em Waterloo em 1815.

O talher pertencia anteriormente ao empresário Alfred William Weston, que os comprou em 1920. Eles permaneceram em sua família até serem colocados em leilão recentemente. Esperava-se que eles fossem vendidos por £ 3.000 – 5.000, mas uma guerra de lances fez com que o preço mais que dobrasse.

Feito por Martin-Guillaume Biennais em Paris por volta de 1810, o ourives forneceu à família Bonaparte itens de prata durante todo o reinado do imperador, incluindo a coroa e o cetro que Napoleão usou em sua coroação em 1804.

Um par de refrigeradores de vinho de duas alças de propriedade do rei George III também foi vendido em leilão por £ 15.000. Ambos os itens foram vendidos pela casa de leilões Woolley & Wallis.

“O fato de as peças terem sobrevivido apesar de sua subsequente queda ignominiosa da graça indica que elas eram objetos altamente valorizados até mesmo pelos oponentes de Napoleão”, disse Rupert Slingsby, especialista em prata da Woolley & Wallis, ao Daily Mail.

“Hoje eles são lembranças maravilhosas de um período turbulento da história entre ingleses e franceses.” Não há informações se o comprador, que pediu para permanecer anônimo, planeja realmente comer com as heranças desgastadas pelo tempo.

Publicidade
Publicidade