Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Técnica de meditação de Mindfulness faz sucesso no mercado corporativo



Tatiane de Paula

Você já ouviu falar em Mindfulness? O Mindfulness é uma técnica de meditação que tem feito muito sucesso no mercado corporativo. Encontrada em diferentes culturas, religiões e filosofias a Mindfulness valoriza e incentiva a prática da meditação.

A palavra Mindfulness vem do francês pleine consciente e pode ser traduzido no inglês como atenção. No português o termo tem sido popularmente traduzido como atenção plena, mente alerta e consciência plena.

O termo designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção. A técnica do Mindfulness induz seus praticantes a focarem a atenção no momento presente, isto de uma maneira aberta, ampla e não julgadora.

A Mindfulness valoriza os pensamentos e atitudes desenvolvidos de maneira tolerante, centrada e consciente. Todos os pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções sentidas pelo praticante são percebidas e aceitas da forma como elas realmente são.

O aprendizado da técnica é feito através de técnicas de meditação de exercícios que estimulam e incentivam a concentração. Estes exercícios permitem a pessoa uma maior e melhor consciência na tomada de decisões.

A origem – A técnica de atenção plena é originalmente baseada no conceito de meditação budista. Praticada principalmente para reduzir qualquer tipo de estresse e promover uma maior aceitação e um maior compromisso em relação a suas decisões, a técnica trata-se de uma importante tradição espiritual budista.

A prática da atenção plena associada ao budismo ensina a suspender, temporariamente, todos os conceitos, imagens, juízos, valores, interpretações e opiniões, conduzindo a mente a uma maior precisão, compreensão e equilíbrio.

Mercado de trabalho – A prática do Mindfulness tem sido muito utilizada no mercado de trabalho. A técnica tem sido utilizada para combater o estresse corporativo.

Profissionais de diferentes áreas como: médicos, psicólogos, educadores, advogados e até mesmo líderes militares estão utilizando a ferramenta para engajar-se a suas atividades e se livrar de possíveis dificuldades e transtornos.

A Mindfulness propaga a filosofia de que melhor lugar do mundo é aqui e agora, desta forma o melhor a se fazer é não passar o tempo recordando eventos passados ou simplesmente projetando eventos futuros. Para a técnica é importante viver o momento presente de forma plena, consciente, centrada e focada.

Os benefícios da prática – A prática do Mindfulness tem proporcionado a muitas pessoas grandes e significativos benefícios, dentre os quais podemos destacar: redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão, fortalecimento do sistema imunológico, redução de transtornos e problemas relacionados à personalidade e a bipolaridade, aumento da concentração, além do aumento da energia, entusiasmo e da autoestima.

Como praticar – No momento da prática do Mindfulness é importante se atentar a alguns pontos, selecionamos cinco importantes cuidados que devem ser tomados para uma meditação muito mais completa e eficaz:
•Escolha um lugar silencioso;
•Use roupas confortáveis;
•Fique em uma posição em que você se sinta confortável;
•Tente esquecer os problemas e manter-se o mais relaxado possível;
•Tenha pensamentos positivos e caso necessário busque o auxilio de áudios de orientação.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente