Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Passos firmes

Tempos difíceis exigem motivação para ir em frente

Publicado

Foto/Imagem:
Erickson Rosa - Foto Reprodução

Motivação, segundo a definição psicológica da palavra, é aquilo que te move para a ação. Ou seja, aquilo que faz com que você se movimente para atingir determinado resultado. Normalmente, quando temos um objetivo, nos motivamos a atingi-lo. Temos expectativas criadas e agimos buscando atender a tais expectativas.

Contudo nem sempre conseguimos alcançar todos os objetivos que nos propomos, no tempo em que queremos. Assim, nossa motivação oscila, e podemos até mesmo desistir de nossos sonhos e objetivos.

Mas como fazer para que nossa motivação não oscile, que ela se mantenha mesmo que as coisas deem errado?

Mantendo a motivação
Lembro de certa vez em que eu estava em um retiro e ouvi um professor budista falando que a expectativa gera sempre um sofrimento. Se temos expectativa de algo, e isso não sai como esperado, caímos em sofrimento.

Essa armadilha funciona da seguinte maneira: se obtemos o nosso objeto de desejo, nossa motivação aumenta, mas também temos que fazer mais esforços para manter aquilo que desejamos. Como se nossa felicidade estivesse condicionada ao objeto que conquistamos. Porém, se não atingimos nosso objetivo, o sofrimento entra em nossa vida. Ficamos tristes por não sermos capazes de alcançar aquilo que almejamos.

Então como escapar dessa armadilha?

O nosso foco não pode ser a conquista, mas sim o caminho que trilhamos. Almejamos algo, mas, na verdade, temos que encontrar a felicidade no que ofertamos ao mundo e no que aprendemos durante o processo.

Por exemplo, em vez de nos motivarmos pensando que, quando atingirmos tal status em nossa vida, aí sim seremos felizes, podemos mudar esse pensamento de que seremos felizes na busca por nossos objetivos e que, mesmo não os alcançando plenamente, ainda assim experimentaremos a jornada que nos leva até ele.

Essa caminhada quebra a expectativa e gera em nós o que chamamos de aspiração. Aspiramos alcançar algo, mas já atingimos nosso objetivo, que é a jornada que trilhamos. A motivação então aparece no caminho porque aprendemos que o mais importante não é chegar ao final de nossos sonhos, mas sim vivenciá-los.

Manter a motivação é entender o motivo que está por trás daquilo que queremos. É nosso propósito que mantém nossa convicção. Se entendermos profundamente o motivo pelo qual desejamos, o motivo pelo qual queremos atingir tal objetivo, entenderemos a real motivação por trás do nosso querer. Isso nos gera a motivação para manter a ação de que precisamos para alcançar os nossos sonhos.

Pode parecer paradoxal, mas só teremos motivação para alcançar nossos objetivos se entendermos que, no fim, o que realmente importa é a jornada que trilhamos para alcançá-los.

Se desejamos ter a motivação para superar quaisquer desafios, para que, mesmo em momentos de dificuldade, tenhamos a motivação necessária para superar, então precisamos entender o que nos motiva, o que realmente nos faz agir em direção aos nossos sonhos.

Quando entendermos profundamente o que nos motiva, saberemos realmente o que é o autoconhecimento.

Publicidade
Publicidade