Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Terra tem mini-lua, passageira como as nuvens

Bartô Granja, Edição

Astrônomos da Universidade do Arizona, Estados Unidos, descobriram um pedaço de rock espacial que eles apelidaram de  “mini-lua” ou, mais anteriormente, CD3 2020, orbitando a Terra , de acordo com a Live Science . O asteroide pequeno foi descoberto por astrônomos em Tucson, Arizona, em 15 de fevereiro.

A rara descoberta foi feita por Kacper Wierzchos e Theodore Pruyne, especialistas em pesquisa do Catalina Sky Survey, financiado pela NASA e pela Universidade do Arizona. A mini-lua é uma rocha espacial que se viu presa em uma órbita terrestre. Ela é projetada para circular o planeta por vários meses a alguns anos antes de escapar ou cair em direção à superfície, queimando na atmosfera.

“A Terra tem um novo objeto capturado temporariamente / Possível mini-lua chamado 2020 CD3. Na noite de 15 de fevereiro, meu colega de equipe do Catalina Sky Survey, Teddy Pruyne e eu, encontramos um objeto de magnitude 20”, twittou Wierzchos.

Os astrônomos sugeriram que o asteróide, com um diâmetro entre 1,9 e 3,5 metros, entrou na órbita da Terra há cerca de três anos e pode estar desaparecido em abril. Tais objetos são conhecidos nos círculos astronômicos como um “Objeto Capturado Temporariamente”.

“É um grande negócio, pois de um milhão de asteróides conhecidos, este é apenas o segundo asteroide conhecido a orbitar a Terra”, acrescentou o pesquisador.

O objeto foi anunciado oficialmente na terça-feira pelo Minor Planet Center da União Astronômica Internacional, que coleta dados observacionais sobre asteróides, cometas e outros satélites naturais potenciais e reais no sistema solar.

O último intruso cósmico detectado orbitando nosso planeta foi o diâmetro de 0,9 metros 2006 RH120, que circulou a Terra por 18 meses em 2006 e 2007.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente