Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Armas e joias

Tesouro Viking achado em cemitério na Finlândia

Publicado

Foto/Imagem:
Igor Kusnetov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um morador de Janakkala, ao sul da cidade de Hämeenlinna, na Finlândia, encontrou uma espada da era viking enquanto limpava mato em sua floresta. Isso, por sua vez, levou à descoberta de mais artefatos e de um extenso cemitério da Idade do Ferro.

Reijo Hyvönen, membro da associação cultural da região de Häme, foi informado sobre a descoberta e, depois de visitar o local, confirmou que era de fato uma espada viking provavelmente vinda de 1000 a 1100 dC. Uma rápida pesquisa no local também revelou uma ponta de lança da era Viking e uma ponta de machado.

Escavações subsequentes, presididas pela Agência do Patrimônio Finlandês, desenterraram uma infinidade de objetos da era Viking, incluindo um broche de tartaruga, uma pulseira, um anel em espiral, uma corrente, osso queimado e cerâmica.

Com base na pesquisa preliminar, os pesquisadores concluíram que os achados faziam parte de um grande cemitério de cremação. Isso, por sua vez, indica que cerca de 1.000 anos atrás Janakkala abrigava um grande assentamento repleto de atividade.

“Provavelmente não há muitas áreas tão extensas na região, onde há tantos artefatos – pelo menos com base nos sinais do detector de metais”, disse Hyvönen à mídia local.

Ele também enfatizou que as espadas eram um item de alto status (guerreiros comuns geralmente carregavam lanças ou machados) e provam que a área teve um passado bélico e desfrutou de um período de prosperidade durante a Idade do Ferro.

O local da descoberta foi parcialmente anificado por operações florestais no passado, mas agora foi declarado um local protegido. No entanto, a partir de agora, não há planos para mais pesquisas porque os fundos da Agência Finlandesa do Patrimônio são limitados.

No início de 2013, o túmulo de um guerreiro foi encontrado em Janakkala e considerado único, pois incluía duas espadas diferentes – uma datada da Era Viking e outra típica do período das Cruzadas – além de outras armas. O enterro foi datado por volta do ano AD1300.

A Era Viking geralmente se refere ao início da Idade Média entre 800 dC e 1050 dC e leva o nome das viagens de ataque e comércio dos nórdicos, agora conhecidos como vikings, que provaram ser mestres do mar e da guerra conquistando terras distantes .

Publicidade
Publicidade