Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Os imperdoáveis

Tráfico cria goma de maconha para atrair o consumo infantil

Publicado

Foto/Imagem:
James Tweder/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Os doces ‘gomosos’ de cannabis anunciados em redes sociais – muitos deles contrabandeados da Califórnia, nos Estado Unidos – contêm altos níveis de THC, o produto químico que causa o ‘barato’ de fumar maconha ou haxixe. O alvo desse mercado são crianças inglesas.

Os chamados ‘comestíveis’ geralmente vêm na forma de doces mastigáveis ​​- apelidados de ‘gomas’ – ou barras de chocolate embrulhadas em embalagens que imitam guloseimas vendidas em lojas. Repórteres da Sky News encontraram traficantes oferecendo drogas disfarçadas para venda em sites como TikTok, Instagram*, Facebook*, Twitter, Snapchat e o aplicativo de mensagens para celular Telegram.

Os doces, às vezes oferecidos por apenas £ 5, são frequentemente anunciados ao lado de narcóticos mais fortes, como LSD, cocaína e heroína. As empresas citadas insistiram que têm regras rígidas contra o tráfico de drogas e monitoram seus serviços em busca de conteúdo nocivo.

A polícia da região leste da Inglaterra disse que as embalagens atraem as crianças e que seis foram hospitalizadas depois de comê-las – uma com apenas oito anos de idade. Eles disseram que um terço dos presos por conexão com comestíveis de cannabis eram menores de 18 anos.

A Unidade de Operações Especiais da Região Leste (ERSOU), que abrange Bedfordshire, Cambridgeshire, Hertfordshire, Norfolk, Suffolk, Kent e Essex, disse que os doces são particularmente populares entre os meninos em idade escolar.

“A maneira como eles são marcados para parecerem doces sugere que eles estão sendo comercializados para crianças, mas preocupantemente também significa que eles podem facilmente cair em mãos erradas”, disse o inspetor-chefe Rob Burns.

“Também sabemos que as gangues envolvidas nas linhas do condado usarão uma série de táticas para atingir jovens vulneráveis, e os relatórios sugerem que a mídia social é usada para anunciar a venda de comestíveis de cannabis, potencialmente para atrair jovens que estão usando várias plataformas de mídia social”, acrescentou Burns.

As chamadas gangues de traficantes de ‘linhas de condado’ no Reino Unido são conhecidas por recrutar crianças como mulas de drogas ou traficantes em cidades menores ou áreas rurais.

Muitas marcas de gomas são importadas do estado americano da Califórnia, onde a droga é legalizada. Outros doces pareciam ser feitos em casa. Alguns produtos que contêm o extrato de canabidiol podem ser vendidos legalmente no Reino Unido, mas os doces de cannabis contêm altos níveis de THC, o produto químico que causa o ‘barato’ de fumar maconha ou haxixe.

Publicidade
Publicidade