Curta nossa página


Contas na ponta do lápis

Troco tá difícil? Aprenda como ter uma sobra

Publicado

Autor/Imagem:
Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição

O salário chega e é aquela alegria. Festas, compras e presentes aparecem da noite para o dia. Mas o mês vai passando e, quando chega nos últimos dias, a situação está bem complicada. Se isso acontece com você, fique tranquilo.

É mais comum do que imagina ficar sem dinheiro no final do mês. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a controlar melhor sua renda e passar o mês inteiro sem sufoco.

Confira abaixo:

Anote o que você gasta
Guarde as notinhas de suas compras e de seus saques no banco, além dos comprovantes de pagamentos de contas, e anote tudo em um caderno ou num arquivo no computador. Essa tarefa vai servir para você analisar o que está levando mais dinheiro do que deveria e, assim, você pode identificar onde deve economizar.

10%
Reserve 10% do seu dinheiro do mês para gastar com o que quiser. Pode ser para se divertir ou para se dar um presente. Tenha o compromisso de gastar 10% do que ganha todo mês com agrados para si mesmo. Essa tarefa serve para você se agradar e sentir que parte do seu dinheiro é dedicada para seu prazer. Aos poucos, isso vai te ajudar a ter menos gastos impulsivos, pois você já vai estar se sentindo bem com o presente que deu para si mesmo no começo do mês.

Estilo de vida
Quando você conseguir um aumento no salário ou uma renda extra, mantenha o seu estilo de vida atual. A maioria das pessoas, ao receber um aumento, já passa a gastar mais de imediato e, por causa disso, continua em dívidas. Procure manter os seus gastos como estão e o dinheiro que sobra você pode investir ou guardar para compras maiores no futuro, sem precisar fazer tantas dívidas.

Pague as contas logo que chegam
Um dos problemas mais comuns é deixar para pagar a conta depois e esquecer. Aí elas voltam com juros e o dinheiro vai embora rapidinho. Por isso, procure pagá-las logo quando chegam. Além de evitar os juros de atraso, você vai olhar para a sua conta e ter uma noção real do quanto sobrou de dinheiro para passar o resto do mês.

Eduque-se
Hoje em dia, tanto na internet quanto em livros, existem muitas fontes confiáveis e boas sobre educação financeira. É normal não aprendermos isso em casa ou na escola, por isso, é algo que devemos buscar por conta própria. Leia bastante sobre o assunto e, então, você vai perceber que o dinheiro pode render bem mais.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.