Xô, hiena
Trump endoidou de vez com ataques ao Brasil e saída é a camisa de força
Publicado
em
Fiquei estarrecida. Incrédula. Pasma. Estupefata. Acontece que, a pedido do grande entusiasta da verdade e da ética internacional, Donald Trump, o governo dos Estados Unidos resolveu abrir uma investigação comercial contra o Brasil.
O Brasil está sendo acusado de adotar “práticas comerciais desleais”. Justo o Brasil. Justo agora. Justo vindo deles.
O documento, elaborado pelo Escritório de Representantes do Comércio dos EUA, é uma colcha de retalhos feita de convicções políticas, fake news recicladas e uma pitada generosa de mau-caratismo diplomático. Eu diria que é quase uma peça de comédia involuntária, se não fosse tão ofensiva.
E o melhor (ou pior, dependendo da perspectiva) é que parece que até a Rua 25 de Março vai entrar na mira da investigação. Aquela mesma, famosa por vender de tudo: da blusinha de R$ 10 até a imitação de fone Bluetooth em promoção. Segundo fontes bem-humoradas a 25 de Março seria um dos centros nervosos da “deslealdade comercial brasileira”.
Mas a cereja do bolo está no trecho em que o documento acusa o Brasil de praticar desmatamento ilegal. Vejam só, agora Trump se descobriu ecologista. Amante da natureza. Guardião das florestas tropicais. Um verdadeiro Chico Mendes.
No fim das contas, parece que tudo isso é menos sobre comércio e mais sobre revanche, chantagem e populismo. Mas nós, como sempre, seguimos. Rindo de nervoso. Tentando entender como a realidade superou a paródia. E esperando o próximo capítulo dessa tragicomédia internacional, onde até camelô vira ameaça global.
