'Quarteto do mal'
Trump manda Venezuela romper relações com Rússia, China, Irã e Cuba
Publicado
em
Os Estados Unidos estão exigindo que o governo venezuelano renuncie à cooperação com a Rússia, a China, o Irã e Cuba, informou a emissora ABC News. Citando três pessoas familiarizadas com o plano, o governo Trump teria dito à presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que Caracas precisa atender às exigências da Casa Branca antes de ser autorizada a bombear mais petróleo.
“Primeiro, o país precisa expulsar a China, a Rússia, o Irã e Cuba e romper os laços econômicos”, disseram as fontes. “Em segundo lugar, a Venezuela deve concordar em fazer parceria exclusiva com os EUA na produção de petróleo e favorecer os Estados Unidos na venda de petróleo bruto pesado”, acrescentaram.
Segundo a ABC News, o secretário de Estado Marco Rubio disse a parlamentares em uma reunião privada que Washington acredita poder pressionar a Venezuela porque os petroleiros venezuelanos já estão cheios, e que os EUA estimam que Caracas tenha apenas “algumas semanas” antes de enfrentar a insolvência financeira caso não venda suas reservas de petróleo.
“O governo pretende controlar o petróleo, assumindo o controle dos navios, dos petroleiros, e nenhum deles irá para Havana”, disse Roger Wicker, presidente da Comissão de Serviços Armados do Senado, ao veículo de comunicação. A Casa Branca não contestou a reportagem e afirmou que o presidente está focado em “exercer a máxima influência” e garantir a cooperação.