House of Cards do Cerrado
Trump obriga Xandão a gozar férias em Paraísos
Publicado
em
Fiquei sabendo que Donald Trump está inconsolável. Desde ontem, o presidente dos Estados Unidos não dorme, não come, não tuita uma fake news. Tudo por causa de um certo acessório eletrônico que agora adorna o tornozelo do seu grande amigo tropical, Jair Bolsonaro. Sim, o coração laranja de Trump está em frangalhos. Dizem que, ao saber da notícia, ele gritou em pleno Mar-a-Lago: “How dare they?! Jair is a patriot!”
Como forma de protesto e retaliação diplomática, os EUA cogitam cancelar os vistos de todos os ministros do STF. Isso mesmo. Alexandre, Rosa, Barroso, Cármen… todos de castigo. Proibidos de pisar na Disney, em Miami, ou em qualquer Walgreens para comprar vitaminas em potes de dois litros.
Uma pena, sinceramente. Soube por fontes absolutamente confiáveis (um grupo de WhatsApp da minha tia) que o maior sonho da ministra Cármen Lúcia era tirar uma selfie com o Mickey e o Pateta. Uma realização pessoal que agora ficará suspensa, ao menos nos parques da Flórida, porque em Brasília, convenhamos, os dois personagens andam por aí sem fantasia.
E o Alexandre de Moraes? Coitado. Dizem que ele adora umas comprinhas em Miami. Perfume, terno, suplemento alimentar, talvez até uma camiseta “I survived the Brazilian democracy”. Agora vai ter que se contentar com Paris, Milão, talvez uma passadinha por Lisboa. Que sofrimento. Que provação. Mal posso imaginar o constrangimento de ter que tomar vinho francês em vez de milk-shake no Jack in the Box.
Mas não sejamos insensíveis. Vamos respeitar o luto diplomático de Trump. Afinal, não é fácil ver seu parceiro de lives e teorias da conspiração sendo acorrentado, mesmo que simbolicamente, por um país que ainda insiste nessa coisa antiquada chamada Estado de Direito. Triste mesmo.
Enquanto isso, aqui do meu cantinho sul-americano, sigo acompanhando esse episódio geopolítico com a seriedade que ele merece: de pantufa, com café na mão, e rindo alto como quem está vendo uma temporada inédita de “House of Cards – Versão do Cerrado”.
