Curta nossa página


Sinal de alerta

Trump prepara ataque à Nigéria por suposto massacre de cristãos

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição- Foto Reprodução/MSNdaily

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a elaboração de planos para uma ação militar na Nigéria para combater grupos militantes islâmicos, acusando o governo de não fazer o suficiente para impedir o assassinato de cristãos.

Trump não especificou a quais assassinatos se referia, mas alegações de genocídio contra os cristãos da Nigéria têm circulado nas últimas semanas e meses em alguns círculos da direita nos EUA.

Grupos que monitoram a violência afirmam que não há evidências que sugiram que cristãos estejam sendo mortos mais do que muçulmanos na Nigéria, país onde a população é dividida praticamente em partes iguais entre os seguidores das duas religiões.

O governo da nação mais populosa da África não respondeu à ameaça de uma ação militar dos EUA.

No entanto, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, insistiu que havia tolerância religiosa no país e afirmou que os desafios de segurança afetavam pessoas “de todas as crenças e regiões”.

Trump escreveu em uma publicação nas redes sociais no sábado que havia instruído o Departamento de Guerra dos EUA a se preparar para uma “possível ação”.

Ele advertiu que poderia enviar os militares para a Nigéria “com armas em punho” a menos que o governo nigeriano interviesse, e afirmou que toda a ajuda ao país seria cortada.

Trump acrescentou: “Se atacarmos, será rápido, cruel e implacável, exatamente como os terroristas atacam nossos queridos cristãos!”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.