Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Uso de cartões

Turcos começam a questionar sanções contra russos

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

O chefe do escritório econômico do Partido Vatan da Turquia, Hakan Topkurulu, pediu nesta quarta-feira, 21, que o governo tome uma posição firme em relação ao sistema de pagamentos russo Mir e não sucumba à pressão dos EUA.

Os bancos turcos Ishbank e Denizbank interromperam as operações com os cartões bancários Mir da Rússia após ameaças de sanções secundárias. Enquanto isso, o VakifBank e o Halkbank disseram que não receberam nenhuma notificação sobre a suspensão do serviço dos cartões Mir e que não há impedimentos ao seu uso dos cartões. O Ziraat Bank também disse que continua atendendo aos cartões do sistema de pagamento russo.

Topkurulu lembrou que o Departamento do Tesouro dos EUA já ameaçou empresários turcos pela cooperação com a Rússia.

“A frente atlântica está tentando isolar a Turquia da Rússia e de seus vizinhos para arrastá-la para uma situação em que sucumbirá às sanções. Se a Turquia sucumbir à pressão hoje, outras sanções contra o país podem estar na agenda”, disse Topkurulu.

Ele instou o governo a desenvolver e promover seu próprio sistema nacional de pagamentos financeiros. A economia russa pode resistir às sanções dos EUA e à suspensão da operação Mastercard e Visa em seu território devido ao sistema nacional de pagamentos, disse Topkurulu, acrescentando que a Turquia também deve se preparar para uma situação semelhante.

Publicidade
Publicidade