Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Turquia ameaça trocar caças americanos por russos

Foto/Sputniknews
Bartô Granja

Ancara encontrará um substituto para os caças F-35 se os EUA se recusarem a entregar a aeronave à Turquia por causa da compra dos sistemas de defesa aérea russa S-400, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, nesta quarta-feira, 10.

“Existem F-35, mas também há aeronaves fabricadas na Rússia. Se não pudermos comprar o F-35, a Turquia comprará aeronaves similares de outros países. E isso continuará até que comecemos a produzir nosso próprio caça de quinta geração. jatos, disse.

Ele acrescentou que os Estados Unidos fizeram muitas declarações controversas sobre a futura participação da Turquia no programa F-35 e acrescentou que um total de quatro das cerca de 100 aeronaves que o país planejava comprar foi recebido até agora.

No começo do mês, o Pentágono anunciou que Washington interrompeu as entregas e atividades com a Turquia no programa de caça F-35 sobre a decisão de Ancara de comprar os sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia.

A cooperação russo-turca sobre entregas da S-400 foi criticada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e pelos Estados Unidos, que citaram preocupações de segurança e uma incapacidade de integração entre a S-400 e os sistemas de defesa aérea da OTAN.

Ancara, por sua vez, disse que a compra de equipamento militar é o seu assunto soberano e descartou a possibilidade de abandonar seus planos. A primeira remessa de sistemas de defesa aérea S-400 deve ser entregue em Ancara em julho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente