Curta nossa página


Box ajeitadinho

Um armário com sotaque americano para guardar as tralhas

Publicado

Autor/Imagem:


Carolina Paiva

Responda aí: você já se deparou com o dilema de não ter espaço para colocar objetos que não podem ser doados ou jogados fora? Com certeza, sim. E é mais uma entre milhares de brasilienses que vivem esse drama.

Agora, porém, a situação mudou, seja para quem mora em casa, apartamento, ou tem um comércio. Acabou a hora que, até mesmo naquele depósito, não cabe mais nada. Sem falar para aqueles que moram em locais bem pequenos e são obrigados a contar com a ajuda de alguém, que disponibilize um espacinho, para acomodar aquela “tralha”.

O socorro veio com um sistema Criado na década de 60 nos EUA. Trata-se do serviço de Self Storage (como são chamados os locais para auto armazenamento de pertences) que está se popularizar em Brasília. Uma alternativa descomplicada e sem burocracia que atende as mais diversas necessidades. Afinal, não importa o quanto a pessoa seja organizada, sempre tem alguma coisa, em algum momento, que não está sendo utilizada e precisa ser guardada, seja aquela decoração de Natal, que é desempacotada uma vez por ano, materiais de esporte ou hobby, malas, mobiliário, entre outas coisas.

O local, para muitos, é a salvação em um momento de reforma, mudança, ou até mesmo como uma extensão do lar. Já para os empresários pode significar uma redução nos custos para guardar o estoque. O interessado aluga um box, com a metragem que precisa, tem acesso privativo e livre no horário comercial. Mas os atrativos não param por aí, o aluguel é feito sem burocracia, basta levar um comprovante de residência e um documento pessoal, apenas pelo período que a pessoa precisa. Não é necessário fiador ou caução. Não há prazo mínimo de locação, sem taxas de IPTU, condomínio, água e luz. Tudo com vigilância 24h, protegido por senhas e alarmes.

A demanda por esse tipo de aluguel está aumentando em todo o mundo. Nos EUA já são mais de 60 mil locais dedicados a isso. No Brasil, atualmente, são cerca de 200, sendo que 60% fica em São Paulo, depois vem o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O mercado ainda está engatinhando, acumulando um crescimento de cerca de 5% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Self Storage – Asbrass. “E tem muito espaço ainda. Em Brasília, para se ter uma ideia, são apenas seis”, explica Diogo Silveira, empresário dono da Selfstok, localizada no SCIA.

Segundo Diogo, a Selfstok foi inaugurada em 2016, com 152 boxes. Já no início desse mês, agosto de 2017, foi feita uma ampliação e o atendimento passou a contar com 414 boxes, que variam entre 1 m³ a 40 m³, dos quais 50% estão ocupados, O preço de locação vai de R$ 99,00 a R$999,00. Com um investimento de 8 milhões de reais, todas as instalações foram projetadas dentro dos padrões internacionais para abrigar essa estrutura. A meta para 2018 é dobrar a área locada, além de instalar outras unidades compatíveis com o padrão da matriz.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.