Curta nossa página


Diz aí, designer

Um jeitinho bem gostoso de decorar imóvel alugado

Publicado

Autor/Imagem:


Beka Andrade, Edição

Toda casa deve ser como um ninho: confortável. É um porto seguro, um lugar para recarregar energias e curtir a família e os amigos. E nada disso está atrelado ao fato de o imóvel ser próprio ou alugado.

“Para que você sinta vontade de voltar para a casa no final do dia, ela precisa ser aconchegante. E o que define isso é a decoração, não um contrato”, diz a designer de interiores Helena Kallas, do escritório Mandril Arquitetura+Interiores.

Detalhes como uma nova pintura ou usar adesivos decorativos para esconder azulejos indesejados fazem a diferença. “Se você não gosta do piso, por exemplo, uma boa solução é investir em um belo tapete ou mandar fazer um carpete sob medida, que pode ser transformado em outros modelos quando você mudar de imóvel”, conta a arquiteta Patricia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca Arquitetos Associados.

Repensar a estética dos objetos e dar a eles uma nova função é um ótimo exercício. Um bom exemplo é o do morador Paulo Antonio de Azeredo, que, para solucionar a falta de armários na cozinha, comprou pela internet um modelo de aço, daqueles comumente usados em academias de ginástica.

Se os cômodos são escuros, faça como o arquiteto Maicon Antoniolli: tire proveito dos trilhos eletrificados com spots, a melhor maneira de aumentar a quantidade de pontos de luz sem precisar de reforma. Também vale investir em elementos de iluminação indireta, como luminária de piso ou de mesa, que trazem uma luz mais

“Acredito que vale a pena negociar com o proprietário um desconto no valor mensal em troca de uma benfeitoria no imóvel. Se o piso está muito antigo e deteriorado, por exemplo, é uma boa ideia trocá-lo; afinal, quem vai usufruir é você”, diz Patricia.

Abuse dos papéis de parede! Apesar de não ser possível reaproveitá-lo em outro local se for necessário retirá-lo, ainda assim vale a pena investir neste elemento decorativo, capaz de mudar a cara de qualquer ambiente. “Não é preciso aplicá-lo em todas as paredes do cômodo. Em uma só já dá um efeito bem bonito e não fica caro. Uma boa dica é pintar as outras paredes com algum tom que combine”, diz Helena.

“Na hora de comprar os móveis, leve em conta o tamanho do imóvel. Para não comprometer a circulação do ambiente, eles precisam ser proporcionais ao espaço”, explica Helena.

“Pintar azulejos é uma ótima solução para evitar uma reforma na cozinha ou no banheiro, mas é preciso pedir autorização para o proprietário, porque não é possível retirar a tinta depois de seca”, afirma Patricia.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.