Felicidade
Um sentimento que nos faz sentir completos
Publicado
em
Acredito que, de todas as emoções humanas, a mais desejada é, sem dúvida, a Felicidade. Sentir-se completa, ter seus sonhos realizados, a vida em seu entorno seguindo um caminho sem tropeços… sim, sem dúvida alguma, essa é a melhor maneira de seguir a vida… mas… o que vem a ser, realmente, Felicidade? Será que sua percepção é igual para todos? Ou cada pessoa tem sua ideia particular do que seria tal estado de espírito?
Bem, não podemos nos esquecer que não estamos todos inseridos no mesmo Universo, por mais que tal conceito pareça estranho. Dividimos espaços comuns, porém cada pessoa mantém a particularidade de seu mundo particular. A visão de cada pessoa se difere, e muito, daquilo que as outras estão percebendo ao seu redor…
Não por outro motivo, algo que choca uma pessoa nada diz para outra. Não importa a natureza do ato… se não está na mesma sintonia que o espectador, tal acontecimento nada diz para este. Por que você acha que notícias de violência, tão comuns em nosso mundo, chocam pouquíssimas pessoas? Para que haja uma comoção geral é necessário que o fato atinja todos os mundos espalhados por esse plano… e ainda assim não é certeza de que todos terão a mesma percepção…
E se isso é verdade no tocante a acontecimentos não tão bons, que dirá a coisas positivas. Até porque , por estarem seguindo conforme o esperado, pouquíssimas pessoas percebem tal fato. Geralmente as pessoas se surpreendem quando tudo segue como manda o figurino…
De qualquer forma, se há algo que todos perseguem com toda paixão é a Felicidade. Claro que muitas vezes o conceito que fazem de tal sentimento é, aos olhos dos outros, algo distorcido, sem sentido. Mas para a pessoa atingir o patamar desejado seria como alcançar o Nirvana em vida. E o que isso quer dizer? Simples… aquilo que me faria feliz não é, com toda certeza, a realização de um desejo da pessoa que está ao meu lado. Porque a visão que ela tem deste mesmo sentimento é diferente da minha…
Ser feliz é estar em paz consigo mesma… mas é claro que esta é uma definição simplista, visto que estamos sempre atrás de alguma coisa que sentimos nos faltar. E mesmo que tenhamos a falsa sensação de vivermos em paz, a influência do mundo externo pode mudar essa sensação de um momento para o outro…
Então, como faço para ser feliz? Existe alguma fórmula mágica que me conceda tal privilégio? Claro que não… você simplesmente sente…ou é feliz ou não é… e se não for, isso não significa que está imerso na tristeza, sem rumo… como eu disse, a sensação de que algo te falta vai crescendo pouco a pouco, te incomodando sem permitir que saiba exatamente o que está acontecendo…
Uma reunião com os amigos, uma conversa com seu par, assistir as brincadeiras das crianças e admirar seu riso franco são pequenas doses de alegria que a vida te concede durante sua caminhada. Mas isso ainda não satisfaz o conceito de “ser feliz” porque, passado o momento, aquela sensação de vazio retorna com toda força… mas, então, o que é essa tal felicidade? Como fazer para alcançá-la? É possível ser feliz nesta vida?
Bem… essa é uma pergunta capciosa… como eu disse anteriormente, Felicidade é um estado único para cada pessoa. Aquilo que me faz feliz não fará, necessariamente, a felicidade da pessoa que está ao meu lado. Porque somos seres únicos e cada um tema sua particularidade. Eu coloco um vestido florido e me sinto feliz, vendo a minha imagem no espelho… me sinto linda e, com isso, me sinto feliz… embora seja um estado de prazer efêmero… então isso não é a felicidade, não é mesmo? Bem, sim e não. Sim, é a felicidade. Volúvel, passageira. Porque, no fundo, a Felicidade não fica muito tempo ao nosso lado. Ela nos premia com alguns bons momentos e, quando menos esperamos, parte rumo à primeira estrela que aparece no céu… então, considerando esse fator, essa minha sensação não é a felicidade. Foi apenas um instante de realização, onde pude sentir-me bem por alguns instantes… portanto, não é a felicidade tão desejada…
Como todos os sentimentos, a Felicidade é algo subjetivo e complexo. Que pode nos guiar por esse plano em busca de nossa realização. E os caminhos para chegar até ela são muitos e variados. Mas assim como podemos alcançá-la com uma certa facilidade, também podemos ser jogadas fora da estrada, perdidas entre as várias emoções que podem nos acometer. E então, como quem confunde zircônia com esmeralda, podemos trilhar um caminho que parece nos levar até tal estado de espírito… e podemos acabar descobrindo que fomos iludidas com o falso brilho da pirita, que imitava com perfeição uma pepita de ouro…
Mas termos apenas pequenos momentos de alegria não quer dizer que não conseguimos alcançar a felicidade, não é mesmo? Simplesmente estamos ao sabor das ondas, sendo levadas para onde a correnteza nos arrastar… então, que tal nos darmos as mãos e tentarmos alcançar a Felicidade juntas? Pode ser que consigamos encontrar a Luz que iluminará nossa estrada e então seguiremos, ombro a ombro, rumo aos Campos Elísios, onde com certeza a Felicidade nos acompanhará por todo o sempre…