Curta nossa página


Umidade cai a 11%, com clima do Saara, e a Defesa Civil decreta estado de emergência

Publicado

Autor/Imagem:


A Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de emergência em toda a capital neste domingo (20), por causa do tempo seco e quente registrado no fim de semana. A umidade relativa do ar alcançou índice mínimo de 11% no sábado (19) e no domingo, segundo o órgão.

O estado de emergência é declarado quando o percentual fica abaixo de 12%. No início do mês, o DF entrou em “estado de alerta”, identificado quando a umidade é menor que 20%. Neste domingo, a temperatura máxima registrada foi de 33,1 ºC, segundo o Inmet.

Os índices entre 10% e 15% aproximam o DF da umidade registrada no deserto do Saara, na África. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como “ideal” uma medição de 60%.

Durante o estado de emergência, o órgão recomenda a suspensão das atividades físicas e trabalhos ao ar livre (pode de árvores, coleta de lixo e entrega de cartas, por exemplo) entre 10h e 16h, quando o sol forte derruba ainda mais a umidade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.