Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Vai comprar ou alugar? Ouça antes um arquiteto

Carolina Paiva, Edição

Quando se fala em serviços de arquitetura, as pessoas logo pensam em reforma, construção e design. Mas o que muita gente ainda não sabe, é que é possível contratar um arquiteto para prestar uma consultoria antes mesmo de alugar ou comprar o imóvel. É isso mesmo! Afinal, é muito comum as pessoas só descobrirem as indesejáveis armadilhas por trás das paredes e revestimento depois que já fecharam negócio.

Uma parede que não pode ser quebrada, uma infiltração que não é visível a olho nu, entre outras coisas, são exemplos bem comuns que a maioria das pessoas encontra depois de assinar o contrato. As arquitetas Leny Okada e Priscila Bonifácio explicam como é importante ter muita atenção aos detalhes antes de fechar um negócio.

“No momento em que a pessoa vai olhar um imóvel com a intenção de comprar ou alugar, muitas vezes ela não percebe alguns detalhes que são fundamentais para evitar problemas na hora de fazer modificações e também gastos desnecessários. É aí que o arquiteto se torna uma ferramenta importante para acompanhar esse processo”, esclarece Priscila Bonifácio.

Ainda de acordo com ela, com essas visitas técnicas, o profissional tem condições de fazer uma vistoria minuciosa, à procura de possíveis vícios ocultos como infiltração, apontar algumas patologias que colocam em risco a segurança da edificação como trincas, avaliar a disposição das tomadas e observar se o quadro elétrico está atualizado ou não, pois retrofit das instalações elétricas geram um custo alto numa reforma. “O objetivo disso tudo é não deixar o cliente cair em armadilhas e pagar muito mais por um imóvel cujo valor de mercado pode ser menor”, afirma Leny Okada.

A consultoria também analisa aspectos externos ao imóvel em si, como a vizinhança, o comércio da região, e em alguns casos, a estrutura da edificação também poderá ser analisada. “Além da questão estrutural, verificada por nossa equipe de engenheiros, durante a consultoria, também analisamos o padrão dos acabamentos dos imóveis visitados. O intuito é dar tranquilidade ao cliente com relação a qualidade desses acabamentos e também a respeito do valor cobrado pelo imóvel, tanto para aluguel quanto para venda”, explica Priscila.

Esse serviço também é uma vantagem para aqueles clientes que optam em desenvolver o projeto de arquitetura e decoração com as arquitetas. Assim, durante as visitas elas já vão definindo o conceito dos ambientes e até fechar o contrato de compra ou aluguel, parte da etapa inicial do projeto já está encaminhada. “Normalmente as pessoas fazem ao contrário. Depois que alugam o imóvel, nos procuram e querem aproveitar o tempo de carência, sem pagar aluguel, para fazer o projeto e a obra. Fica corrido e nem sempre há tempo hábil para as fazer os dois em tão pouco tempo”, explica Leny Okada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente