Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Vai trabalhar? Então, que seja carreira de sucesso



Julia Bocci Zayas

Para muitas pessoas, a escolha de caminhos na vida é rodeada de pressões e dúvidas. Quando somos jovens e temos de escolher que carreira seguir, o que fazer na vida, temos que dar grande passos e aí surgem os medos e desafios.

Existe uma pressão social, familiar e até mesmo pessoal para que se cumpra com uma boa faculdade, exerça uma profissão “digna”, forme uma família e tenha estabilidade e conquistas. No meio disso tudo, aonde ficam os interesses pessoais?

A busca pelo equilíbrio entre função e prazer se mostra necessária para o desenvolvimento do bem-estar pleno do ser humano.

Fases da vida
Passamos por diversas fases em nossas vidas e as escolhas são sempre presentes. Em busca de tal equilíbrio devemos medir tudo aquilo que pode ou não nos fazer bem, o que devemos ou não fazer por obrigação e o que pode nos trazer perspectivas futuras bem sucedidas mas também prazerosas.

Quando começamos a trabalhar, nem sempre iniciamos na área em que desejamos seguir carreira. Realizamos alguma atividade meramente pela necessidade de remuneração sem necessariamente querer seguir por aquele caminho o resto de nossas vidas.

Para aqueles que acreditam estar no momento de iniciar suas carreiras, algumas dicas podem ser valiosas:

Formação
Quase todas as profissões exigem alguma formação. Em primeiro lugar é sempre necessário ter o Ensino Médio concluído. Se você ainda não o fez, não deixe para trás. A escolha de uma faculdade e ter um diploma são os primeiros passos para iniciar uma carreira profissional.

Conheça-se
É imprescindível se conhecer bem para poder fazer a escolha certa. Você precisa se descobrir. Atente para as atividades que mais lhe dão prazer, aquelas que você realiza com mais facilidade e que despertam o seu interesse. Descubra, aplique e desenvolva as suas habilidades em cada uma delas.

Contatos
Aproveite os seus contatos, conhecidos e pessoas com experiencias profissionais diferentes da sua para entender melhor algumas áreas de trabalho. Busque assistir palestras, falar com conhecedores do assunto e articular as suas redes e relacionamentos a fim de encontrar um caminho e talvez um auxílio para iniciar certa carreira.

Valorize
Mesmo que você não esteja, no momento, no trabalho de seus sonhos, busque tirar dele todo o aprendizado e experiência que puder e leve-o em frente. Trabalhando no que quer que seja você pode aprender e crescer muito tanto profissionalmente como pessoalmente, e isso tudo, com certeza, irá lhe fazer uma pessoa mais forte, decidida e preparada para seguir a carreira de seus sonhos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente