Pegar ou largar
Vamos falar novamente sobre a necessidade da confiança?
Publicado
em
Quando amamos uma pessoa, a amamos sem reservas. Simplesmente amamos. Entregamos nosso coração, pois acreditamos que a recíproca é verdadeira. Pois essa é a nossa verdade. Porém, o mundo não é assim… aquilo que para nós é líquido e cristalino, para outras pessoas, aquelas próximas de nós nada quer dizer. E, muitas vezes, baseadas em suas verdades particulares, tentam nos derrubar, pois não conseguem entender nosso coração…
As pessoas ao nosso redor não compreendem o que se passa em nosso íntimo. Na verdade, estas pessoas jamais conseguem nos entender. Pois estão presas em seu pró-prio mundo e por tal motivo só podem nos julgar por suas medidas. Que para elas é a correta. Afinal, o mundo lhes diz que sua linha de raciocínio é a correta, a sua forma de avaliar relacionamentos é a correta… elas não podem crer que exista amor verdadeiro neste nosso mundo…
Por mais estranho que nos possa parecer, cada pessoa tem sua visão do Mundo e dos Relacionamentos. Algumas acreditam no Amor Puro e Verdadeiro, aquele que transcende o sexo… aquele tipo de Amor que necessita apenas saber que o objeto de seu Amor está bem… se se pode permanecer ao seu lado, bem, esse é o maior de todos os privilégios de sua vida. Sexo é bom, faz parte da vida, mas não é imprescindível. Aquela que ama dessa forma deseja apenas ter a pessoa amada ao seu lado, essa é a sua forma de amar. E ela confia cegamente em seu par… e nos descendentes que por ventura os dois venha a ter juntos…
Tem aqueles que consideram o Amor uma afeição passageira… você ama alguém por algum tempo, depois o sentimento simplesmente desvanece, pois ele já vem com um tempo pré-determinado para durar… nesse caso, estas pessoas podem seguir duas linhas de raciocínio quanto ao seu relacionamento… na primeira, mesmo após o fim do sentimento os dois podem permanecer juntos, não porque se amem, mas por comodidade. Nenhum laço os une mais. Simplesmente se suportam, dividindo o mesmo espaço… na segunda linha, ao findar o sentimento que os aproximava, acabam por se separar incondicionalmente… cada um vai para o seu canto e a aventura amorosa simplesmente se findou.
Algumas pessoas simplesmente não acreditam no Amor… nem eterno, nem passageiro. Para estas, o Mundo é sempre sombrio, a vida tem sempre uma armadilha preparada para derrubá-la em um futuro não tão distante. As relações “amorosas” são rápidas, muitas vezes apenas para dar vazão ao instinto animal que todos temos. Acabou, acabou… cada um vai para seu lado e não se fala mais nisso…
O principal ingrediente para qualquer tipo de relacionamento entre as pessoas é a Confiança. Em si mesma, em seus semelhantes… sem Confiança não é possível haver laços que possam unir quem quer que seja. Quanto mais confiante alguém for, tanto em sí quanto nas outras pessoas, mais facilmente ela se ligará a alguém. O outro lado é claro… quanto menos resolvida a pessoa for, mais distancia de relacionamentos ela ficará… pois tudo que consegue vislumbrar é uma paisagem lúgubre, onde a Luz jamais consegue chegar…
A Felicidade é o objetivo de todos aqueles que caminham por este plano. Mas cada ser tem sua visão do que seria tal coisa. Para alguns, Felicidade seria estar junto da pessoa amada. Isso bastaria para que ela se sentisse realizada. Mas é claro que, para a maioria, isso não basta…
Ser feliz é um sentimento muito pessoal. Cada pessoa tem sua ideia própria do que seria a Felicidade. E nem sempre essa sensação é ligada ao Amor. Não como costumamos identificá-lo. Na verdade, para alcançar a Felicidade desejada, muitas vezes as pessoas sacrificam seu relacionamento, seu Amor, pois em sua visão deturpada são duas coisas diferentes… Amor e Felicidade não ocupam o mesmo espaço…
Sim, isso é um paradoxo… Amar e ser feliz não são a mesma coisa, segundo a visão de algumas pessoas… para essas, o Amor em alguns casos é sinônimo de infelicidade, de tristeza, de decepção… mas… será que estas realmente haviam encontrado o Amor?
Na verdade, faltou um ingrediente básico para que as relações destas pessoas pudessem florescer sadiamente… a Confiança entre elas. Porém, não só entre as duas pessoas, alvo de Cupido. Afinal, se houver algum tipo de interferência de pessoas de seu entorno, a Confiança necessária para que este relacionamento possa seguir em frente será minada de tal forma que dificilmente conseguirão seguir adiante. Porque alguém plantou sementes da Dúvida na mente dos dois possíveis amantes. E o que é pior… quem fez isso, o fez na melhor das intenções. Quando destruiu a Confiança de um pelo outro, em seu íntimo acreditava estar fazendo a coisa certa…
Claro que esse tipo de ação não ocorre de um momento para o outro… depende do quanto as duas pessoas estão envolvidas. Mas, porém, no entanto e contudo, quanto mais frágil for esse relacionamento, mais facilmente poderá ser afetado pelos comentários que podemos até classificar de maldosos, uma vez que os mesmos tem por finalidade separar essas duas pessoas…
Enfim… a Confiança é a chave que mantém todo e qualquer relacionamento consistente… sem esta, não há nada no mundo que consiga resistir aos tsunamis que enfrentamos a todo instante. Não há Amor ou Amizade ou qualquer outro sentimento positivo que resista às intempéries da Vida quando a Confiança se faz ausente… pois ela é o ingrediente principal em qualquer relacionamento…