Curta nossa página


'Objeto de luxo'

Vaso sanitário de 2 mil anos descoberto na China

Publicado

Autor/Imagem:
Oleg Burunov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um antigo banheiro com descarga que foi desenterrado por arqueólogos chineses no verão passado é provavelmente um dos mais antigos já descobertos, informou a mídia local.

As partes quebradas do artefato, com idade estimada entre 2.200 e 2.400 anos, foram descobertas por pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências Sociais da China durante escavações no sítio arqueológico de Yueyang, na província de Shaanxi.

As peças, que incluíam um vaso sanitário e um cachimbo, datam do chamado Período dos Reinos Combatentes, no início da Dinastia Han.

O pesquisador do Instituto Chinês de Arqueologia, Liu Rui, que fazia parte da equipe de escavação, disse a um meio de comunicação chinês que o artefato é “o primeiro e único vaso sanitário a ser desenterrado na China”. Segundo ele, todos no local ficaram surpresos com a descoberta e “caíram na gargalhada” ao vê-la.

Liu explicou que, nos tempos antigos, acreditava-se que um vaso sanitário com descarga era um “objeto de luxo” usado apenas por membros de alto escalão da sociedade.

Segundo ele, os cientistas passaram meses tentando juntar o acessório quebrado antes de revelar detalhes sobre a descoberta. Eles sugeriram que o vaso sanitário era aparentemente colocado dentro de casa, com o cano levando a uma fossa ao ar livre, enquanto os criados provavelmente jogavam água no banheiro toda vez que ele era usado.
Liu destacou que “o vaso sanitário com descarga é uma prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento”. O pesquisador lembrou que havia poucos registros de banheiros fechados na antiguidade.

Antes que o artefato Yueyang fosse descoberto, pensava-se que o primeiro vaso sanitário com descarga manual havia sido inventado pelo cortesão inglês John Harington para a rainha Elizabeth I em 1596.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.