Raiva humana
Veja onde buscar atendimento em Teresina após acidentes com animais
Publicado
em
Em 2025, foram registrados três casos de raiva humana no Brasil, sendo o mais recente na região de Oiapoque, no Amapá. Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a médica Amparo Salmito, Teresina está há 27 anos sem registrar casos da doença.
A raiva é uma doença grave, com taxa de mortalidade de 100%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e a vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção. Em todo o Piauí, cerca de 85% de cães e gatos estão vacinados.
Na capital, o atendimento antirrábico é centralizado no Hospital Municipal da Primavera, localizado na Avenida Duque de Caxias, no bairro Primavera. A unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, e dispõe de todos os insumos necessários, incluindo vacina antirrábica humana e soro, que são aplicados conforme o protocolo definido para cada paciente.
A indicação da vacina ou do soro depende da avaliação feita pelo profissional de saúde, que considera o histórico da agressão, o tipo de ferimento — se profundo ou múltiplo —, a localização da lesão, como membros, rosto ou pescoço, além das condições do animal, se é vacinado, conhecido, domiciliado ou silvestre. Casos envolvendo animais silvestres seguem protocolos específicos.
Atualmente, os acidentes com maior risco de transmissão da raiva são os provocados por morcegos. Apesar de cães e gatos serem vacinados anualmente, toda agressão deve ser avaliada. O animal deve ser observado por um período de 10 dias, em casa ou em serviço veterinário, conforme orientação das autoridades de saúde.
A prevenção da raiva passa principalmente pela vacinação anual de cães e gatos, conforme orientação de veterinário. Também é recomendado evitar que animais domésticos tenham contato com animais de rua ou silvestres e não manusear espécies como saguis, morcegos e outros animais silvestres.
Em caso de aparecimento desses animais em residências, a orientação é acionar a Gerência de Zoonoses para receber instruções adequadas. Pessoas atacadas por morcegos não devem tentar capturar ou manusear o animal, devendo procurar imediatamente atendimento de saúde.