Dicas saudáveis

Verão e descaso com saúde não combinam bem com o idoso

Foto/Arquivo Notibras
Carolina Paiva, Edição

Tomar banho de sol diariamente é de extrema importância para idosos e auxilia na reposição de Vitamina D no organismo, mas na chegada do verão é muito importante redobrar os cuidados com o corpo.

Conforme o corpo envelhece, a capacidade de adaptação ao calor é enfraquecida; quando exposto durante muito tempo ao sol sem uma hidratação correta, a temperatura do corpo aumenta e pode trazer sérios riscos à saúde.

Fique atento e saiba quais são os cuidados especiais com a saúde do idoso no verão:

Beber bastante água: a desidratação é um dos maiores fatores que coloca a saúde em risco.

Usar roupas claras e leves: roupas escuras absorvem mais calor e isso faz com que o corpo aqueça rapidamente.

Praticar atividades pela manhã ou no período noturno: para evitar a exposição ao calor excessivo.

Evitar Álcool e Café: estas bebidas contribuem para a desidratação do corpo, opte por sucos naturais e água.

Evitar refeições quentes e se alimentar de 3h em 3h: frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Estes alimentos frescos auxiliam para que o corpo se mantenha estável. Se a alimentação for feita no tempo recomendado, os riscos diminuem.

Usar filtro solar: um dos mais importantes cuidados que deve ser tomado no verão é o uso do filtro solar, pois é a proteção mais eficaz contra os raios ultravioletas (estes raios podem causar queimaduras) e além disso auxilia na prevenção do câncer de pele.

A união do calor e desidratação em uma idade mais avançada pode provocar tonturas e quedas, mas seguindo estas dicas básicas alguns acidentes podem ser evitados. Divirta-se no verão, mas coloque em primeiro lugar a sua saúde.

COMPARTILHE