Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


GP da Arábia

Verstappen bate e deixa pole para Lewis Hamilton

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Divulgação FIA

A Mercedes colocou seus dois carros na primeira fila do GP da Arábia Saudita, em Jeddah, que será disputado neste domingo, 5. A Band anuncia transmissão ao vivo da corrida, com largada prevista para as 14h30, horário de Brasília. Ao lado do britânico Lewis Hamilton, pole, largará seu companheiro de equipe, o finlandês Valteri Bottas.

A dobradinha na largada não é mérito da Mercedes, mas provocada por uma falha do holandês Max Verstappen, que bateu sua Red Bull contra o graid rail na última curva do autódromo, quando o cronômetro já apontava uma vantagem superior a dois décimos de segundo. O tempo de Hamilton foi de 1min27s511.

Verstappen ficou com o terceiro lugar, mas poderia ter ficado em primeiro, isso se não tivesse a última volta, até então muito boa, interrompida pela colisão. “Não sei direito o que aconteceu, travei a roda aqui e parei no muro. O mais importante é que o carro está rápido e vamos buscar a vitória”, comentou o atual líder da temporada.

Companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano Sergio Pérez ficou apenas com o quinto lugar do grid, atrás de Charles Leclerc, da Ferrari. Pierre Gasly, Lando Norris, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Antonio Giovinazzi completaram o top 10 do treino cheio de emoções, encerrado com a alegria de Hamilton.

“É uma pista difícil, muito técnica, muito complexa. É espetacular o que fizeram aqui, a velocidade da pista é fenomenal”, disse o britânico. “Trabalhamos muito no acerto do carro, a colaboração do Bottas tem sido muito importante, melhor companheiro de equipe que já tive”, completou.

Após um Q1 com Perez, Bottas e Ricciardo donos dos melhores tempos e Sebastian Vettel e Mick Schumacher eliminados, o Q2 teve Hamilton em primeiro, seguido pela dupla rival Sérgio Perez e Verstappen. Então, na bateria final, houve uma disputa acirrada pelo melhor tempo. Em grande dia, Bottas chegou a fazer o melhor tempo, com 1min28s183, mas foi superado pelo colega de equipe, depois batido pelo holandês da Red Bull.

Quando faltava pouco mais de um minuto para o fim da Q3, Hamilton conseguiu fazer 1min27s511 e assumiu a ponta. Com isso, Verstappen foi para o tudo ou nada, na missão de recuperar a primeira posição tomada pelo rival, e deu sinais de que faria uma excelente volta final, mas bateu no muro e deixou a pole nas mãos do britânico.

Publicidade
Publicidade