Curta nossa página


Fórmula 1

Verstappen muda estratégia e leva GP de Silverstone

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição

As potentes Mercedes não foram páreo para a Red Bull no GP dos 70 anos da Fórmula 1, e foram derrotadas na prova disputada neste domingo em Silverstone. e. O feito coube a Max Verstappen, que aliou um planejamento que começou ainda no sábado e foi completado com velocidade e consistência ao longo da corrida. O segundo lugar ficou com Lewis Hamilton, que passou o companheiro Valtteri Bottas nas voltas finais. Hamilton não ganhou, mas viu sua vantagem como líder do campeonato subir. O destaque negativo mais uma vez coube a Sebastian Vettel, que rodou logo depois da larga e terminou somente em 12º lugar. A prova prova será no próximo domingo, no GP da Espanha.

Ainda na primeira parte da corrida, Verstappen estava em terceiro e se aproximava das Mercedes quando ouviu uma orientação dos boxes da Red Bull para não apertar tanto o ritmo mesmo estando com pneus em boas condições. Piloto bom é piloto com personalidade e o holandês respondeu “não vou ficar pilotando como minha vó”. Ele se manteve perto de Hamilton e Bottas e ganhou a posição quando os dois pararam para trocar pneus. Depois, manteve a velocidade, abrindo vantagem para se manter a frente das Mercedes.

Sabendo que tem um carro pior que a Mercedes, mas melhor que o restante do grid, Verstappen usou pneu duro nos treinos e largou com o composto que tem maior duração. Desta maneira, conseguiu se aproximar dos carros de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Ele alcançou a liderança quando os rivais pararam nos boxes. Deste ponto em diante, a corrida virou uma disputa de estratégias.

Bottas antecipou a parada para ter vantagem, mas a Red Bull percebeu e chamou Verstappen na mesma hora. Ambos tinham pneus novos e Hamilton se segurava na pista com pneus desgastados. O lance seguinte foi de Hamilton, que parou nos boxes nas voltas finais e voltou para a pista com o carro mais veloz. Ele Ele conseguiu passar Charles Leclerc da Ferrari e o companheiro de equipe. Mas a vantagem de Verstappen era boa. Pelo primeira vez uma corrida terminava sem vitória da Mercedes.

Os pneus se tornaram assunto desde a corrida passada, principalmente por Lewis Hamilton cruzar a linha de chegada se arrastando para ganhar o GP da Inglaterra por causa de um pneu furado. Neste domingo, diferentes estratégias foram usadas e várias oportunidades abertas. Max Verstappen se deu bem porque largou com pneus duros por ter usado este composto nos treinos. Além disso, sua Red Bull economizava melhor os pneus. Esta vantagem, aliada a qualidade do piloto holandês permitiu conseguir o impensável, equilibrar com as Mercedes. A corrida ficou indefinida até as voltas finais com Verstappen, Bottas e Hamilton com chances de vitória. O inglês parou trocou os pneus na parte final da prova e saiu a caça dos adversários. Conseguiu passar Bottas, mas não alcançou Verstappen.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.