Curta nossa página


Vettel vence em Cingapura com Ferrari e bate recorde de Senna

Publicado

Autor/Imagem:


Sebastian Vettel teve um dia de Lewis Hamilton na ponta, controlando o GP de Cingapura de desde a largada e superando o número de vitórias de Ayrton Senna, tornando-se o terceiro maior vitorioso da história da Fórmula 1. Enquanto isso, o líder do campeonato, que esperava igualar o brasileiro neste final de semana, sofreu uma perda de potência e abandonou pela primeira vez desde o GP da Bélgica de 2014.

Mesmo sem pontuar, contudo, o inglês não teve um grande prejuízo no campeonato. Nico Rosberg foi o quarto colocado e tirou apenas 12 pontos. A vantagem agora é de 41 pontos. Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completaram o pódio, de uma prova que teve ainda uma invasão de pista, que provocou um Safety Car.

A maré de azar de Felipe Massa em Cingapura teve mais um capítulo: o brasileiro primeiro chocou-se com Nico Hulkenberg e teve um furo no pneu, saindo da zona de pontuação. Depois, teve problemas de câmbio e abandonou. Com isso, caiu de quarto para sexto no campeonato. Felipe Nasr chegou a andar em sétimo, caiu para 14º e se recuperou para pontuar pela primeira vez desde o GP de Mônaco, em maio. O brasileiro foi o décimo.

Vettel absoluto

Vettel manteve a ponta na largada, em primeiros metros sem muitas alterações. O segundo era Ricciardo, à frente de Raikkonen, Kvyat, Hamilton, Rosberg, Bottas, Massa, Hulkenberg e Perez. Quem ficou por caminho foi Max Verstappen, que ficou parado na largada, caindo para o fim do pelotão. Nasr ganhou duas posições e subiu para 14º.

O alemão da Ferrari passou a andar em um ritmo alucinante, abrindo 5s3 em cinco voltas. No top 10, os pilotos passaram a administrar o ritmo, na tentativa de fazer duas paradas, enquanto quem estava atrás começou a ir aos boxes já na volta 9, indicando uma estratégia de três trocas.

Na volta 13, Felipe Massa foi o primeiro dos ponteiros a parar. Na saída dos boxes, bateu com Hulkenberg, causando o abandono do alemão, o Safety Car Virtual e, algumas voltas depois, o Safety Car. Com isso, os primeiros colocados foram aos boxes, com Kvyat perdendo terreno por ter feito a parada antes. Vettel perdeu sua vantagem, mas manteve a ponta, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Kvyat, Bottas, Perez, Nasr e Grosjean. O brasileiro aproveitou para ganhar posições de quem havia adotado a estratégia de três paradas.

Massa seguiu na pista, mas teve um furo no pneu e voltou aos boxes, caindo para 13º. Hulkenberg foi considerado culpado com a perda de 3 posições na próxima prova. Na ponta, enquanto Vettel, Ricciardo e Raikkonen optaram por continuar com o pneu supermacio, Hamilton e Rosberg optaram pelo macio.

Maluco na pista

Ao contrário da parte inicial da prova, Vettel não abriu, com os três primeiros divididos por 1s5. Na volta 27, Hamilton sofreu uma perda de potência e começou a perder posições. Com o problema do inglês, Nasr ganhou uma posição.

Massa teve mais problemas, abandonando com problemas de câmbio. Quando os pilotos chegavam perto da segunda parada, um homem invadiu a pista e apenas caminhou perto do muro, causando outro Safety Car e a entrada dos ponteiros. Todos optaram pelos pneus macios para ir até o final, pois faltavam 43 voltas.

Nasr perdeu com o segundo Safety Car, caindo para 11º. Na relargada, Vettel era o primeiro, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Rosberg, Bottas, Kvyat, Perez, Grosjean, Maldonado e Button. A briga foi forte pelas últimas posições do top 10, com os pilotos da Toro Rosso abrindo caminho.

Na ponta, contudo, as posições não se alteraram e Vettel venceu pela terceira vez no ano. Com o resultado, o alemão se aproximou de Nico Rosberg na vice liderança do campeonato. O piloto da Mercedes tem 211 pontos, contra 203 do ferrarista. A Fórmula 1 volta no próximo final de semana, no Japão.

Classificação final

1º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
3º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
5º Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
7º Sergio Perez (MEX/Force India)
8º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
9º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
10º Felipe Nasr (BRA/Sauber)
11º Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12º Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
13º Alexander Rossi (EUA/Manor)
14º Will Stevens (ING/Manor)
15º Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Felipe Massa (BRA/Williams)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.