Curta nossa página


Vigilante exige ‘Lei dos Biombos’ para dar segurança nos saques

Publicado

Autor/Imagem:


Bancos públicos e privados não estão preocupados em cumprir uma determinação legal para a instalação de cabines de proteção pessoal, tipo biombos, em postos de autoatendimento em todo o Distrito Federal. Mas essa situação pode mudar nos próximos dias, com a decisão do deputado Chico Vigilante (PT)) de recorrer ao Ministério Público para fazer cumprir lei de autoria dele com sua colega Liliane Roriz (PRTB).

Embora a lei tenha entrado em vigor há dois anos, a maioria dos estabelecimentos bancários não se adequou para o cumprimento da norma. A medida visa garantir sigilo das operações bancárias e proteção dos correntistas. Os biombos devem ter altura mínima de 1m80 e confeccionados em material opaco para impedir que pessoas estranhas visualizem as operações.

“Não cumpriram (a lei) porque não quiseram”, esbraveja Chico Vigilante. No entendimento do deputado, esta é uma forma de proteger os clientes de bandidos nas famosas “saidinhas de bancos”. “Muitas quadrilhas agem diretamente dentro das agências, vendo a quantia que os clientes sacaram. Logo que o cliente sai da agência bancária, é assaltado. Tenho certeza que essa medida vai trazer mais segurança para todos”, observou.

De acordo com o texto, as instituições que não cumprirem a lei estarão sujeitos a pagar uma multa diária de R$ 500,00. A fiscalização e aplicação da multa compete do Procon-DF.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.