Escolhas
Viver não é fácil, seja no comer, no vestir, no falar, no agir…
Publicado
em
A vida é feita de escolhas. Aliás, não temos escolha… a todo instante precisamos decidir qual atitude tomar. É um paradoxo, não é mesmo?
Afinal, não temos escolha, somo obrigadas a escolher sempre alguma coisa…
Por mais indecisas que sejamos, os caminhos que se abrem à nossa frente nos obrigam a decidir, a cada instante, o que faremos a seguir… se estamos nos preparando para sair, qual vestido, saia ou blusa usaremos… se optamos pelo batom vermelho ou usaremos aquele rosinha, tão discreto e delicado… sapato de salto alto ou uma rasteirinha? A gente nem saiu de nosso quarto e… quantas decisões já tivemos que tomar…
Hora do café… um cafezinho preto, puro, com pouco açúcar, ou vamos optar por um pingado? Se colocarmos leite, apenas umas gotas ou terá mais leite que café? Ou vamos optar por um bom e delicioso chá mate? Ou tomaremos um cappuccino? Algum lanche, para acompanhar? Ou optaremos por uma fruta? Ou…?
Nem colocamos o pé fora de casa e… quantas decisões tivemos que tomar, não é mesmo? E o dia será assim, a cada instante temos que decidir o que fazer. Mesmo não percebendo tal fato…
Desde que chegamos a este mundo e até que voltemos para Hades, as escolhas serão uma constante em nossa vida. Algumas acertadas, outras, nem tanto. Teremos que julgar tudo à nossa frente e decidir o que fazer…
Quando as decisões são sobre ações é até fácil resolver. O problema é quando grupos de pessoas estão envolvidos nessas escolhas. Julgar o caráter de cada um, decidir se são dignos de nossa confiança… geralmente, erramos em nosso julgamento…
Confiança é um sentimento que, se perdido, dificilmente será recuperado.
E temos que decidir, ao conhecer uma pessoa, se podemos ou não confiar nela… geralmente, confiamos. E com o correr do tempo, descobrimos se acertamos em nossa decisão…
Claro que essa não é uma decisão imediata. Vamos devagar, um passo por vez. Quando acreditamos entender sua psique, nos abrimos de corpo e alma. E muitas vezes erramos em nossa avaliação. Acontece…
O problema é que criamos expectativas. É errado, não podemos confiar cegamente… mas somos humanas… e acabamos por nos entregar a quem não deveríamos…
Bem, é a escolha que fizemos. Afinal, avaliamos a pessoa em questão e decidimos que ela era merecedora de nossa confiança total e irrestrita… erramos em nossa avaliação. Acontece…
É errando que se aprende, diz o ditado. Mas em algumas situações só podemos errar uma vez. Não há uma segunda chance. É acertar ou acertar.
E fazer uma escolha numa situação dessas é complicado. Mas quem disse que viver é fácil?..
Escolher faz parte da vida. Escolher bem demanda experiência. Ouvir sua intuição. Analisar seus erros anteriores. E só depois que pesou os prós e contras, tomar sua decisão. O problema é que toda essa análise tem que ser feita, muitas vezes, em átimos de segundos…
Como eu disse, viver não é fácil…
