Curta nossa página


Mito ou verdade?

Vlad, o conde Drácula, chorava e sofria com lágrimas de sangue

Publicado

Autor/Imagem:
Oleg Burunov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um estudo inovador liderado por uma equipe de cientistas apresenta uma nova versão sobre as misteriosas condições de saúde que podem ter atormentado Vlad, o Empalador, o famoso governante da Valáquia do século XV, que se acredita ter inspirado a lendária figura de Drácula.

Pesquisadores vindos da Universidade de Catania, SpringStyle Tech Design Ltd, Arquivos Nacionais da Romênia e Politécnico di Milano, recentemente investigaram as cartas escritas por Vlad Drăculea e desde então descobriram evidências intrigantes que apontam para uma série de doenças que a figura histórica sofria.

O estudo examinou meticulosamente três cartas escritas pelo conde Drácula,, com foco nos resíduos químicos deixados pelo ato de escrever. Por meio de uma técnica inovadora envolvendo etileno-acetato de vinila, os pesquisadores extraíram material do papel sem danificá-lo.

A análise subsequente de espectrometria de massa revelou uma riqueza de informações sobre os possíveis problemas de saúde dele. Entre as descobertas mais surpreendentes está a indicação de que Vlad pode ter sofrido de um distúrbio genético raro conhecido como ciliopatia, uma condição que pode comprometer vários aspectos da função celular e da saúde dos órgãos. Além disso, foram detectadas evidências de doença inflamatória, sugerindo possíveis afecções do trato respiratório e da pele.

Talvez a revelação mais cativante seja a sugestão de que Vlad experimentou hemolacria, uma condição rara na qual o sangue se mistura com o fluido nos dutos lacrimais, levando ao surgimento de lágrimas tingidas de sangue. O detalhe surpreendente pode oferecer uma nova perspectiva sobre os relatos históricos do comportamento e das experiências do conde.

Vlad Drăculea, famoso por sua defesa brutal da Valáquia e pelas horríveis empalações de seus inimigos, há muito tempo é um assunto de fascínio para historiadores e entusiastas do macabro. O homem que ficou conhecido nos romances, teatro e cinema como uma pessoa que incutiu terror nos corações de muitos, agora pode ser lembrado não apenas por sua crueldade, mas também pelas possíveis provações físicas que suportou.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.