Curta nossa página


Síria atacada

‘Vocês estão agravando a crise’, diz Putin a Trump, May e Macron

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O presidente russo Vladimir Putin condenou com veemência os ataques com mísseis liderados pelos EUA contra a Síria, na madrugada deste sábado, 14, que “agravam a crise, infligem sofrimento à população civil e são coniventes com o terrorismo”.

Segundo Putin, um grupo de países ocidentais “desconsiderou cinicamente” a investigação da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) em um suposto incidente químico na cidade síria de Douma e realizou uma ação militar antes mesmo da conclusão da investigação.

Putin acrescentou que especialistas militares russos não encontraram vestígios de cloro ou de outros produtos químicos no local de um suposto incidente, assim como “nem um único morador local confirmou um ataque químico”.

O presidente russo chamou o ataque de “ato de agressão” contra o país que está combatendo o terrorismo em seu território, acrescentando que os militares russos ajudam a legitimar o governo para combater a ameaça terrorista.

“A Rússia está convocando a sessão urgente do Conselho de Segurança da ONU para discutir ações agressivas dos Estados Unidos e seus aliados”, disse Putin, destacando que ataques violaram as normas e princípios do direito internacional e representaram um impasse.

Putin ressaltou que a escalada na Síria tem um impacto destrutivo em todo o sistema de relações internacionais.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.